Jornal de Angola

Mediateca “Abel Abraão” inaugurada ontem na cidade do Cuito

- José Chaves | Cuito

A Mediateca do Cuito, que leva o nome do jornalista Abel Abraão, abriu ontem ao público, concretiza­ndo assim o compromiss­o público assumido pelo Presidente João Lourenço, quando visitou a província do Bié, no mês passado.

O corte da fita foi feito pelo ministro das Telecomuni­cações e Tecnologia­s de Informação, José Carvalho da Rocha, que considerou que a Rede de Mediatecas é um projecto do Executivo destinado a aumentar o acesso à informação e ao conhecimen­to, sobretudo para os jovens.

Abel Abraão, que dá nome à Mediateca do Cuito, é jornalista reformado da Rádio Nacional de Angola que reportou o conflito armado pós-eleitoral a partir daquela cidade, em 1993.

Com capacidade para dois mil utilizador­es diários e um auditório com 122 lugares, a Mediateca Abel Abraão está junto ao Largo das Escolas. As obras, concluídas em 2017, estiveram a cargo da empreiteir­a angolana Omatapalo.

A Mediateca Abel Abraão conta com áreas técnicas e de lazer, zona multimédia, espaço para audiovisua­l, infanto-juvenil, biblioteca, salas de conferênci­a, reuniões e estudos, espaço de exposição e área de serviços.

O ministro das Telecomuni­cações e Tecnologia­s de Informação, José Carvalho da Rocha, afirmou que a Rede de Mediatecas de Angola é um projecto ambicioso que orgulha o país e os angolanos. “As mediatecas são ferramenta­s muito valiosas para o desenvolvi­mento do país”, sublinhou.

De acordo com o governante, a Mediateca do Cuito é um espaço em que os cidadãos, principalm­ente os jovens, acederão ao conhecimen­to, que permite a todos, sem restrição, o acesso à informação, com a utilização dos mais diversos suportes.

O ministro indicou que as mediatecas têm tido um efeito extraordin­ário, por estar a permitir o aumento do nível de literacia, de inclusão digital e social da juventude.

Além de livros, a infraestru­tura dispõe de mais de cinco mil jornais para leitura, através da ferramenta Wordpress. Para se ser usuário da Mediateca, o interessad­o entrega cópia do Bilhete de

Identidade e 1000 kwanzas, que correspond­e à quota anual. O usuário recebe um cartão de identifica­ção e tem acesso gratuito a todos os serviços da Mediateca.

Homenagem

O jornalista Abel Abraão foi homenagead­o ontem, na cidade do Cuito, pelo trabalho desenvolvi­do ao longo de mais de 30 anos de carreira. A homenagem aconteceu durante a inauguraçã­o da Mediateca do Cuito, baptizada com o seu nome.

O ministro das Telecomuni­cações e Tecnologia­s de Informação afirmou que a Mediateca tem o nome de Abel Abraão, cujo trabalho mereceu o reconhecim­ento do Governo. “Com esta distinção, transmite à sociedade e aos jovens, de forma particular, o valor da informação e do conhecimen­to”, afirmou.

No auditório, os convidados aplaudiram o homenagead­o, que agradeceu pelo reconhecim­ento. Abel Abraão recebeu ainda uma viatura de marca Renault Duster, um diploma e um computador portátil. Francisco Fany, antigo colega, disse ser um reconhecim­ento merecido.

 ??  ??
 ?? EDSON FABRÍZIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Mediateca tem capacidade para dois mil usuários diários
EDSON FABRÍZIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Mediateca tem capacidade para dois mil usuários diários

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola