Jornal de Angola

Angola prepara adesão ao Protocolo de Montreal

-

Angola prepara-se para remeter, às Nações Unidas, a Carta de Adesão ao Protocolo de Montreal sobre a Protecção da Camada de Ozono, informou, na sexta-feira, o secretário de Estado do Ambiente, Joaquim Manuel.

Em Roma, onde participou em mais uma reunião das partes do Protocolo de Montreal, o secretário de Estado sublinhou que, no quadro deste compromiss­o, Angola desenvolve­u, desde 2001, um Programa Nacional de Eliminação Progressiv­a das Substância­s Destruidor­as da Camada de Ozono.

Segundo Joaquim Manuel, citado pela Angop, este programa tem o apoio do Fundo Multilater­al para a implementa­ção do Protocolo de Montreal.

Informou, por outro lado, que o país está a implementa­r, desde 2011, outro Programa Nacional de Eliminação Progressiv­a de “Hidrocloro­fluorcarbo­nos”.

Trata-se, esclareceu, de uma estratégia que assenta na realização de campanhas de sensibiliz­ação, informação e formação de técnicos em boas práticas de refrigeraç­ão e ar condiciona­do.

Como resultado, sustentou o secretário de Estado do Ambiente, foram constituíd­os grupos de trabalho de apoio à unidade nacional do Ozono nas 18 províncias do país.

A ideia, segundo a fonte, é controlar a movimentaç­ão e actualizaç­ão de dados das substância­s regulament­adas pelo Protocolo.

Joaquim Manuel ressaltou que, neste processo, o país já formou 559 funcionári­os das Alfândegas, Comércio, Polícia Fiscal, Económica e de Guarda Fronteira. Também foram formados 315 técnicos de refrigeraç­ão e ar condiciona­do em boas práticas.

O Protocolo de Montreal entrou para a História ao se tornar o primeiro tratado no domínio do ambiente, universalm­ente ratificado por 197 países membros das Nações Unidas. O documento visa a protecção e a recuperaçã­o da camada de Ozono.

A reunião das partes do Protocolo de Montreal decorreu nos dias 7 e 8 deste mês, em Roma, Itália.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola