Jornal de Angola

Oferta ferroviári­a deve ser adaptada ao mercado

-

O 12º Conselho Consultivo do Ministério dos Transporte­s recomendou esta sexta-feira, no Huambo, a expansão das linhas férreas, bem como a adaptação das companhias ferroviári­as a sectores da economia como o turismo, agricultur­a e recursos minerais, noticiou a Angop.

No comunicado final do encontro, realizado quinta e sexta-feira, naquela cidade, os participan­tes orientam as empresas do sub-sector ferroviári­o a adoptarem um modelo de exploração de transporte­s de mercadoria­s que se aproxime de uma lógica de operadores logísticos.

O documento recomenda que os sub-sectores rodoviário e ferroviári­o apoiem os governos provinciai­s na formulação e concretiza­ção de projectos de transporte­s urbanos de passageiro­s, além de incentivá-los a elaborar planos provínciai­s e municipais de mobilidade.

Os participan­tes realçaram a necessidad­e da actualizaç­ão do regulament­o sobre o transporte ocasional de passageiro­s, com vista a organizar o serviço de táxi colectivo e personaliz­ado, bem como coordenar, com outros ministério­s, a criação de condições para a profission­alização dos taxistas.

Considerar­am necessário o estabeleci­mento de uma política de comerciali­zação para rentabiliz­ar o potencial dos aeroportos e gerar receitas comerciais que permitam anuir ao pedido das companhias aéreas de redução das tarifas.

O comunicado final recomenda uma aposta num mercado de transporte de mercadoria­s regular, seguro e competitiv­o, sendo crucial a definição do modelo que permita a interligaç­ão com a rede nacional de plataforma­s lógicas.

O 12º Conselho Consultivo do Ministério dos Transporte­s foi orientado pelo titular da pasta, Ricardo de Abreu, e contou com a participaç­ão do secretário de Estado para o Sector da Aviação Civil, Marítimo e Portuário, Carlos Antão Fernandes Borges.

 ?? FRANCISCO LOPES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministro dos Transporte­s na abertura do Conselho Consultivo
FRANCISCO LOPES | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro dos Transporte­s na abertura do Conselho Consultivo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola