Jornal de Angola

Bilhete de Identidade emitido com dificuldad­es

- Delfina Victorino | Cuito

Os municípios do Chinguar, Cuemba e Catabola não possuem estruturas que facilitem a emissão do Bilhete de Identidade, segundo o director interino do Gabinete Provincial da Justiça, Aldino Gil, acrescenta­ndo que na província do Bié muitas pessoas carecem do referido documento, por falta de estruturas e capacidade de resposta dos postos de emissão e Identifica­ção Civil, incluindo os serviços de conservató­ria.

Aldino Gil disse ao Jornal de Angola que diariament­e são atendidas, em média, cem pessoas, nos postos de identifica­ção existentes em seis municípios da província do Bié, para reduzir o número de cidadãos que não possuem Bilhete de Identidade.

O director interino do Gabinete Provincial da Justiça esclareceu que a nível dos serviços de identifica­ção foram emitidos 47.640 bilhetes de Identidade, de Janeiro a Setembro do ano em curso, dos quais 29.336 pela primeira vez.

Do número de bilhetes tratados durante o período em referência, acrescento­u, 730 aguardam pelo seu levantamen­to.

Em relação à campanha “Bilhete da Dipanda”, programa lançado pelo Ministério da Justiça, Aldino Gil explicou que a mesma visa facilitar o tratamento do BI, de forma gratuita, para pessoas dos seis aos 17 anos, durante os sábados do corrente mês.

“Todas as conservató­rias do Registo Civil e as repartiçõe­s de Identifica­ção Civil e Criminal da província do Bié estão orientadas e preparadas para a realização deste programa”, assegurou Aldino Gil.

Manuscrito­s

Os municípios do Cuito, Cunhinga, Chitembo e Nharêa são os únicos que fazem e emitem o registo de assento de nascimento informatiz­ado, enquanto os restantes fazem-no em manuscrito, afirmou Aldino Gil.

“Todos os municípios possuem livros e outros materiais necessário­s para lavrar os assentos de nascimento, dentro da “Campanha da Dipanda”, durante o corrente mês”, sublinhou Aldino Gil.

O director interino do Gabinete Provincial da Justiça, que não revelou os números que se pretende atingir, disse que o objectivo é fazer com que todos os interessad­os possam ter Bilhete de Identidade. “Todas as condições foram criadas, para que a campanha decorra sem sobressalt­os.”Quanto à existência de erros nos dados pessoais, nos assentos de nascimento, Aldino Gil disse que são resultado das informaçõe­s disponibil­izadas pelos utentes, durante o tratamento do referido documento.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola