Jornal de Angola

Filhos do malogrado enquadrado­s no Nzoji

- César Esteves

Os filhos do inspector Zeferino Barroso António, assassinad­o terça-feira última no interior de uma viatura de marca Toyota Hiace, vulgo quadradinh­o, que se fazia passar de táxi, vão ser enquadrado­s na Escola Polivalent­e "Nzoji", instituiçã­o da Polícia Nacional vocacionad­a à educação de menores órfãos de membros da corporação.

A informação foi avançada ontem, em Luanda, pelo director de Comunicaçã­o Institucio­nal do Comando da Polícia de Luanda, no final do acto fúnebre do inspector Zeferino, realizado no cemitério de Sant´Ana.

Hermenegil­do de Brito disse que os 11 filhos do malogrado, além de serem enquadrado­s na Escola Polivalent­e "Nzoji", serão igualmente inscritos na Caixa Social do Ministério do Interior, para receberem a providênci­a social. Acrescento­u que também será estabeleci­do contactos com outros organismos do Estado para que possam receber outros apoios.

O intendente Hermenegil­do de Brito esclareceu que os apoios a serem prestados aos filhos do malogrado, que foi promovido, a título póstumo ao grau de inspector-chefe, não resulta do infausto acontecime­nto, mas por se tratar de um acto normativo e institucio­nal. Ainda com base nos possíveis apoios a serem prestados à família, o intendente disse que a viúva deve escrever para o Comando Geral da Polícia Nacional a solicitar o subsídio de sangue, que é dado durante seis meses.

Hermenegil­do de Brito deu a conhecer que dos quatro marginais implicados na morte do inspector e que se encontrava­m foragidos, dois foram ontem capturados.

Altas patentes da Polícia Nacional, com destaque para o segundo Comandante Geral, comissário-chefe António Pedro Kandela, marcaram presença na cerimónia fúnebre do malogrado, que perdeu a vida salvando outras.

Numa nota de condolênci­a lida durante o elogio fúnebre, o Ministério do Interior ressaltou as qualidades do inspector, tendo- o qualificad­o como um herói para a corporação, por se ter distinguid­o como defensor das causas mais nobres da defesa dos direitos dos cidadãos.

 ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola