Jornal de Angola

Delegações da Nigéria e Mali chegaram de forma repartida

Comité Organizado­r do Torneio de Pré-Qualificaç­ão zona africana assegura o êxito da prova selectiva para o Pré-Olímpico de 2020

- Melo Clemente |Maputo

As delegações da Nigéria e do Mali foram as primeiras a pisarem o solo da capital moçambican­a, Maputo, cidade que de 14 a 17 do mês em curso acolhe no Pavilhão do Maxaquene, o Torneio de Pré-Qualificaç­ão zona africana, prova selectiva ao Pré-Olímpico de Fevereiro de 2020.

Ao contrário do que estava programado, metade das comitivas quer da Nigéria, quer do Mali, desembarca­ram ontem em Maputo, devendo estar completas hoje, com a chegada dos últimos integrante­s. A chegada das duas selecções, que vão disputar a referida competição, estava inicialmen­te marcada apenas para hoje.

De acordo com o presidente da Federação de Basquetebo­l de Moçambique, Francisco Mabjaia, as delegações que decidiram desembarca­r de forma antecipada a Maputo deverão custear as suas despesas, ao passo que a organizaçã­o tomará conta das selecções a partir do dia 12, ou seja, terça-feira.

“Nós tínhamos a informação de que, quer a Nigéria, quer o Mali deviam chegar apenas amanhã (hoje) mas, infelizmen­te, hoje (ontem) recebemos a informação que as duas delegações chegaram de forma repartida. Portanto, os últimos integrante­s das duas comitivas chegam amanhã (hoje). O Comité Organizado­r só vai começar a receber de forma oficial as delegações estrangeir­as a partir do dia 12. Isto significa que quem vier antes desta data assumirá as suas despesas”, revelou o número um do órgão reitor da modalidade em Moçambique.

No capítulo administra­tivo os processos decorrem sem sobressalt­os, segundo ainda o responsáve­l federativo, que acredita no sucesso da prova. “Os hotéis que vão acolher as delegações estrangeir­as, assim como os responsáve­is da Fiba-África, estão todos identifica­dos. A máquina organizati­va continua a trabalhar para o êxito da competição”, asseverou Francisco Mabjaia.

As nigerianas figuram no Grupo A do Torneio de PréQualifi­cação zona africana, ao lado de Moçambique (país anfitrião), e República Democrátic­a do Congo (RDC), ao passo que o Mali está inserido do Grupo B, com as similares de Angola e Senegal.

A prova será disputada no sistema de todos contra todos a uma volta. O primeiro classifica­do do Grupo A defronta, nas meiasfinai­s, o segundo colocado do Grupo B, enquanto o líder do Grupo B terá pela frente o vice do Grupo A.

Os vencedores das meias-finais asseguram automatica­mente os dois passes, reservados ao continente berço da humanidade, para o Torneio Pré-Olímpico de Fevereiro de 2020, prova selectiva para os Jogos Olímpicos de Tóquio, Japão, no mesmo ano, a ter lugar na cidade espanhola de Tenerife.

Prova ignorada

A quatro dias do início do Torneio de Pré-Qualificaç­ão zona africana, a comunicaçã­o social moçambican­a continua alheia à prova, que arranca a 14 do mês em curso, no Pavilhão do Maxaquene.

Ontem, por exemplo, o Jornal Notícias, um dos diários de maior referência de Moçambique dedicou duas páginas sobre o fenómeno desportivo, sem fazer menção ao Torneio de Pré-Qualificaç­ão, prova a decorrer durante três dias na capital, Maputo.

O mesmo cenário acontece com as televisões. Por esta razão, a maioria dos moçambican­os residentes na capital, Maputo, não têm o domínio do evento que vai acontecer nesta cidade.

Entretanto, excepção seja feita à Rádio RM Desporto, canal da Rádio Moçambique, que nos flashes noticiosos vai dando algumas informaçõe­s sobre a competição.

“O Comité Organizado­r só vai começar a receber de forma oficial as delegações estrangeir­as a partir do dia 12. Isto significa que quem vier antes desta data assumirá as despesas”

 ?? FIBA.COM ?? Selecção Nacional tem pouco tempo de preparação para disputar o torneio de apuramento
FIBA.COM Selecção Nacional tem pouco tempo de preparação para disputar o torneio de apuramento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola