Jornal de Angola

Caminhada rumo ao Brasil iniciou na Taça Cosafa

- António Cristóvão Pedro Augusto | Brasília

A campanha que levou a Selecção Nacional Sub-17 de Futebol Masculino até à disputa da 18ª edição do Campeonato do Mundo, no Brasil, começou com o triunfo na Taça Cosafa, disputada, de 19 a 29 de Julho de 2018, nas Ilhas Maurícias.

No torneio do Conselho das Associaçõe­s de Futebol da África Austral (Cosafa), pela primeira vez qualificat­ivo para o Campeonato Africano das Nações (CAN), jogado, de 14 a 28 de Abril deste ano, Angola competiu no Grupo C, ao lado das selecções do Malawi, e-Swatini (exSwazilân­dia) e Zimbabwe.

Na abertura da competição, no dia 20 de Julho, a Selecção Nacional venceu o Malawi, por 1-0, no Estádio Anjalay, Ilhas Maurícias, e na segunda jornada, no dia 23 de Julho, goleou a similar de e-Swatini, por expressivo­s 4-0, no Estádio Saint-Francois Xavier, recinto onde, na terceira e última jornada, derrotou no dia 25 de Julho o Zimbabwe, por 2-1. Com estes resultados, os Sub-17 ocuparam a primeira posição do grupo, com nove pontos.

Nas meias-finais, a Selecção Nacional goleou, no dia 27 de Julho, a congénere da Namíbia, por 7-0, no estádio Saint-Francois Xavier.

No mesmo recinto, na final do torneio, os angolanos derrotaram os sul-africanos, no dia 29 de Julho, por 1-0, com golo solitário de Capita, que foi o segundo melhor “artilheiro” na prova, com quatro tentos rubricados, atrás do namibiano Prins Tjiueza, com mais dois.

No CAN’2019, disputado de 14 a 28 de Abril na Tanzânia, Angola venceu o Uganda, por 1-0. Depois, novo triunfo diante da selecção anfitriã (4-2), no Estádio Nacional de Dares-Salaam, para a terceira jornada da competição. Antes, na segunda ronda, a Selecção Nacional perdera com a Nigéria, por 0-1. Mas estava alcançada a meta: ao chegar às meias-finais a qualificaç­ão inédita para o Campeonato do Mundo da categoria estava assegurada.

Nas meias-finais, a Selecção Nacional perdeu com os Camarões, por 2-4, após a marcação de pontapés de grandes penalidade­s. No tempo regulament­ar, as selecções estavam empatadas sem golos. Para a definição do terceiro classifica­do, Angola desforrou-se do desaire da primeira fase da prova, ao derrotar a Nigéria, por 2-1.

A luta pelas quatro vagas das meias-finais do 18º Campeonato do Mundo Sub-17 de futebol começa amanhã à tarde, às 16h30 locais, 20h30 em Angola, no estádio Kléber Andrade, em Cariacica, Espírito Santo, com a disputa do jogo entre as selecções da Holanda e do Paraguai.

Depois das sensaciona­is vitórias sobre as selecções da Nigéria e da Argentina, candidatas ao título, nos jogos dos oitavos-de-final, holandeses e paraguaios sobem ao relvado do Kléber Andrade com muita ambição de chegar à penúltima etapa da competição.

Um duelo renhido é o que se espera entre as selecções europeia e sul-americana. Os adeptos, e não só, esperam ver se os paraguaios serão igualmente determinad­os, tal como no jogo frente aos argentinos, em que fizeram uma estrondosa reviravolt­a, após estarem em desvantage­m no marcador, por 2-0, pois quase ninguém acreditava que os rapazes de Gustavo Morini Go fossem capazes de empatar e vencer a partida, por 3-2.

Deste modo, é arriscado apontar um favorito à vitória e consequent­e qualificad­o para as meias-finais, uma vez tratar-se de um jogo que vai ter excelentes executante­s e ambiciosos em atingir o topo. Ou seja, Holanda e Paraguai têm as mesmas hipóteses para ganhar o “passaporte”, que pode levar uma delas à penúltima fase do “mundial brasileiro”.

A selecção da Holanda, ao contrário da congénere do Paraguai, beneficiou do facto de ter sido um dos quatro melhores terceiros classifica­dos da fase de grupos. Mas isso, não reduz o seu valor, o que ficou demonstrad­o no duelo com o penta - campeão Nigéria, nos oitavos-de-final, nem tão pouco dá favoritism­o aos paraguaios.

Aliás, a forma como os comandados de Peter Van Der Veen afastaram os nigerianos da prova deixa de sobreaviso os paraguaios.

Coreia vs México

Os quartos-de-final reserva igualmente para amanhã, às 20h00 locais (00h00 em Angola), o jogo Coreia do Sul - México, no mesmo estádio da cidade de Cariacica. Santo.

Os sul-coreanos, carrascos dos angolanos nos oitavosde-final, assim como os mexicanos, pelo desempenho nos jogos passados, têm condições para proporcion­ar um bom jogo amanhã à noite (madrugada em Angola) aos adeptos de Cariacica.

As duas selecções, depois do brilharete nas fases anteriores, almejam festejar a vitória, não importa se no tempo regulament­ar, no prolongame­nto ou na marcação de pontapés de grandes penalidade­s.

 ?? FIFA.COM ??
FIFA.COM

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola