Jornal de Angola

Recordada chegada da primeira delegação a Luanda

- César Esteves

O Comité Provincial de Luanda do MPLA realizou, sexta-feira, no Distrito Urbano do Rangel, uma palestra sobre a chegada da primeira delegação do partido à capital do país, no dia 8 de Novembro de 1974, chefiada por Lúcio Lara.

Realizada para saudar o 45° aniversári­o da data, assinalada, sexta-feira, a palestra juntou mais velhos, muitos dos quais presentes naquele dia, e numerosos jovens militantes interessad­os em saber o que ocorreu, de facto, naquele dia e como a data revolucion­ou a vida do MPLA.

O acto foi presidido pelo primeiro secretário provincial do MPLA em Luanda, Sérgio Luther Rescova. Com um discurso improvisad­o, pareceu mais uma aula sobre a data, o responsáve­l partidário salientou que o 8 de Novembro, além de recordar a chegada da primeira delegação do partido, serve, igualmente, para mostrar à nova geração do MPLA, e não só, a luta que teve de ser travada, em vários locais, para que Angola se tornasse um país independen­te.

Rescova sublinhou que, apesar de se tratar de uma data referente à chegada da primeira delegação a Luanda, os integrante­s respondiam por uma causa nacional, razão pela qual a data convida à reflexão sobre a necessidad­e do reforço da unidade nacional.

O primeiro secretário do MPLA em Luanda exortou os presentes a não esquecerem os desafios enfrentado­s pela geração anterior, por ter contribuíd­o para Independên­cia e a pacificaçã­o do país. “Apesar disso, temos de continuar a dar corpo ao lema que o MPLA abraçou e que o líder do partido orienta, que é “MPLA e os novos desafios”, para que, desta forma, vençamos os desafios do presente”, realçou.

Luzia Cardoso e Yuri Kizua, jovens militantes, reconhecer­am a importânci­a da palestra sobre a data. Confessara­m que nunca tinham ouvido falar dela, “com a profundida­de” com que foi referida na palestra.

A chegada da primeira delegação do MPLA resultou da assinatura do acordo, a 21 de Outubro de 1974, entre o partido e o Governo português, que pôs termo a 14 anos de luta armada. Com isso, o MPLA adquiriu o estatuto de organizaçã­o política legal.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola