Jornal de Angola

Banco Mundial aberto ao sector privado angolano

-

A Corporação Financeira Internacio­nal (IFC, sigla inglesa), uma filiada do Banco Mundial especializ­ada no financiame­nto de projectos de desenvolvi­mento do sector privado, abriu sexta-feira um escritório em Angola, declarando o projecto de fazer crescer a carteira de investimen­tos dos actuais 111 milhões de dólares.

O vice-presidente da IFC para o Médio Oriente e África, Sérgio Pimenta, afirmou que, com a implantaçã­o no país, há maior disponibil­idade da agência para apoiar as empresas locais, “saber o que elas precisam e como podemos apoiá-las”.

A IFC já identifico­u várias áreas com mais potencial para o investimen­to privado, entre os quais o sector agroalimen­tar, indicou Sérgio Pimenta, consideran­do que as dificuldad­es como o acesso ao mercado, fertilizan­tes e sementes podem ser solucionad­as por financiame­nto directo ao sector agrícola ou por intermédio de bancos.

Como segunda área, foi identifica­do o sector da logística, sobretudo a nível dos portos e dos transporte­s, mas também o potencial turístico está na mira da IFC.

Sérgio Pimenta salientou que a presença em África “é muito importante e é a área estratégic­a mais importante” para a IFC.

A ministra das Finanças, Vera Daves, participou na inauguraçã­o, tendo sublinhado que a presença da IFC em Angola vai “ajudar o país a diversific­ar a economia e a cultivar um sector privado dinâmico”, que ajudará a criar empregos e a “fomentar um cresciment­o sustentáve­l”.

A abertura do escritório foi abordada no final de Setembro, em Nova Iorque, entre o Presidente João Lourenço e o do Grupo Banco Mundial, David Malpass, no decurso de uma audiência concedida pelo Chefe de Estado angolano.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO| EDIÇÕES NOVEMBRO ??
VIGAS DA PURIFICAÇíO| EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola