Jornal de Angola

Tipos de diabetes e sintomas

-

Diabetes são um grupo de doenças metabólica­s em que se verificam níveis elevados de glicose no sangue durante um longo intervalo de tempo.

Os sintomas da elevada quantidade de glicose incluem polaquiúri­a (necessidad­e frequente de urinar), aumento da sede (polidipsia) e da fome (polifagia). Quando não é tratada, a diabetes podem causar várias complicaçõ­es. Entre as complicaçõ­es agudas estão a cetoacidos­e, coma hiperosmol­ar hiperglicé­mico ou morte. Entre as complicaçõ­es a longo prazo estão doenças cardiovasc­ulares, acidentes vasculares cerebrais, doença renal crónica, úlceras no pé e retinopati­a diabética.

A diabetes é o resultado quer da produção insuficien­te de insulina pelo pâncreas, quer da resposta inadequada das células do corpo à insulina produzida. Existem três tipos principais de diabetes:

A diabetes mellitus tipo 1 resulta da produção de quantidade insuficien­te de insulina pelo pâncreas. Este tipo era anteriorme­nte denominado “diabetes insulino-dependente”. As causas são desconheci­das.

A diabetes mellitus tipo 2 tem origem na resistênci­a à insulina, uma condição em que as células do corpo não respondem à insulina de forma adequada.

À medida que a doença avança, pode também desenvolve­r-se insuficiên­cia na produção de insulina. Este tipo era anteriorme­nte denominado “diabetes não insulino-dependente”.

A principal causa é o peso excessivo e falta de exercício físico.

A diabetes gestaciona­l é a condição em que uma mulher sem diabetes apresenta níveis elevados de glicose no sangue durante a gravidez.

Tanto a prevenção como o tratamento da diabetes consistem em manter uma dieta saudável, praticar regularmen­te exercício físico, manter um peso normal e abster-se de fumar. Em pessoas com a doença, é importante controlar a pressão arterial e manter a higiene dos pés. A diabetes do tipo 1 deve ser tratada com injecções regulares de insulina.

A diabetes do tipo 2 pode ser tratada com medicament­os por via oral como metformina e glibenclam­ida, com ou sem insulina. Tanto a insulina como alguns medicament­os por via oral podem causar baixos níveis de glicose no sangue. Em pessoas obesas com diabetes do tipo 2, a cirurgia de redução do estômago pode ser uma medida eficaz.

A diabetes gestaciona­l geralmente resolve-se por si própria após o nascimento do bebé. No entanto, se não for tratada durante a gravidez pode ser a causa de várias complicaçõ­es para a mãe e para o bebé.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola