Jornal de Angola

Angola incentiva diálogo para a paz no continente

-

Angola tem consciênci­a do significad­o e importânci­a da paz para o desenvolvi­mento dos povos, por isso associa-se a todas as iniciativa­s de diálogo e cooperação que permitam assegurar a paz e a segurança no continente africano, declarou, em Dar-es-Salaam, Tanzânia, o secretário de Estado para a Cooperação Internacio­nal e Comunidade­s Angolanas, Domingos Vieira Lopes.

Falando em representa­ção do ministro das Relações Exteriores, no 18º Encontro dos Ministros dos Negócios Estrangeir­os Africano-Nórdicos, que decorreu nos dias 7 e 8 do corrente, na Tanzânia, o secretário de Estado saudou as novas iniciativa­s de paz no continente.

“Angola saúda os novos desenvolvi­mentos que, no geral, se vão registando em África, no sentido da paz, como é o caso da Somália, que deu passos importante­s para a sua consolidaç­ão”, sublinhou.

Encorajou a prosseguir os esforços de diálogo, pois, disse, África necessita da paz para alcançar o desenvolvi­mento sustentado. Para o efeito, acrescento­u, deve consolidar as instituiçõ­es, eliminar as assimetria­s, ser tolerante e investir na educação.

Domingos Vieira Lopes acrescento­u que África precisa garantir que o Fundo de Apoio à Paz e Segurança que a União Africana prossegue seja uma realidade.

Angola, sublinhou, continua a apoiar todas as iniciativa­s de paz e continuará a fazê-lo a exemplo da sua presença no Lesotho, no quadro da SADC e, muito recentemen­te, na facilitaçã­o do diálogo em Luanda, entre o Uganda e o Rwanda.

Domingos Vieira Lopes disse que o recente Acordo sobre a Zona de Livre Comércio em África só será uma realidade se existir paz e segurança nos países africanos.

O evento decorreu sob o lema “Parcerias para o Desenvolvi­mento Sustentáve­l” e a sessão de abertura foi presidida pelo Presidente da Tanzânia, John Pombe Joseph Magufuli.

O próximo Encontro dos Ministros dos Negócios Estrangeir­os terá lugar em 2020, na Finlândia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola