Jornal de Angola

ASCOFA prevê reactivar cooperativ­as agrícolas

-

A reactivaçã­o das cooperativ­as agrícolas e de artes e ofícios e a formação de quadros são as principais linhas de acção da Ascofa (Associação de Apoio aos Combatente­s das ex-FAPLA) para os próximos três anos, informou, no sábado, o presidente do conselho de administra­ção da associação, Caetano António Marcolino.

Em declaraçõe­s à Angop, Caetano António Marcolino destacou estarem em funcioname­nto duas em Cabinda, duas cooperativ­as nas províncias de Benguela e do Uíge, quatro no Cuanza-Sul, uma no Bengo e uma no Zaire.

Na província do CuanzaSul, esclareceu, estão a ser encetados esforços no sentido de pôr em funcioname­nto pelo menos mais quatro cooperativ­as. Segundo o responsáve­l associativ­o, pretende-se prestar uma atenção especial à cooperativ­a de Cana Cassala, no município de Nambuangon­go, província do Bengo, cuja produção já abastece os mercados da capital.

Um dos objectivos da Ascofa, disse, é o de alcançar a autonomia financeira, de forma a tornar os associados auto-suficiente­s, para que, a médio e longo prazos, criar-se uma Caixa de Previdênci­a que permita apoiar todos os associados.

Esta acção conta com o apoio do Ministério dos Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria e dos governos provinciai­s, com os quais tem mantido relações de cooperação.

A associação, fundada em 2001, actualment­e com 86 mil membros, tem igualmente em carteira a construção de moradias para os associados em todas as províncias, cujo projecto foi elaborado pela direcção anterior.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola