Jornal de Angola

BE: acto de “justiça e democracia”

-

(Portugal) considerou que a libertação do antigo Presidente do Brasil Lula da Silva é um acto de “justiça e democracia”, referindo que a prisão foi motivada por uma “perseguiçã­o política”.

“A libertação de Lula da Silva, decidida hoje (sextafeira) pelo Supremo Tribunal Federal do Brasil, é um acto de justiça e democracia que deve ser saudado internacio­nalmente por todos os democratas”, refere o BE em comunicado.

O Bloco salienta que Lula da Silva estava preso há mais de 500 dias, sendo “vítima de uma condenação arbitrária, à revelia dos direitos básicos de qualquer Estado de direito”.

“Confirmand­o que o princípio da presunção da inocência foi sistematic­amente violado no processo que levou à sua detenção, a decisão do Supremo Tribunal Federal vem confirmar que a prisão de Lula da Silva foi motivada por uma perseguiçã­o política”, acrescenta.

O partido explica que a libertação permite-lhe enfrentar, em liberdade, o processo que decorre contra ele, de modo a “derrotar os autores da acusação, sem prova, de que foi alvo”.

“O Bloco de Esquerda empenhou-se, desde início, em todas mobilizaçõ­es internacio­nais de denúncia e reivindica­ção pela liberdade de Lula da Silva. Na expectativ­a de que o Brasil garanta o estrito cumpriment­o do Estado de direito, saudamos o ex-Presidente do Brasil, o seu partido, bem como todas as forças que se uniram contra a prisão de Lula e todo o povo brasileiro por este acto de justiça”, conclui.

 ?? DR ?? Bloco de Esquerda Catarina Soares Martins deputada do Bloco de Esquerda
DR Bloco de Esquerda Catarina Soares Martins deputada do Bloco de Esquerda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola