Jornal de Angola

Calor pode causar várias doenças

-

Os efeitos das alterações climáticas podem causar deficiênci­as psíquicas, defeitos de nascimento, obesidade, asma, depressão, entre outras doenças, se não for feito nada para os combater, de acordo com um estudo publicado, quarta-feira, na Austrália.

O trabalho da Aliança Australian­a de Saúde Global (GHAA, na sigla em inglês) analisa os efeitos das alterações climáticas na saúde dos habitantes da Ásia, Pacífico, especialme­nte nas zonas mais propensas a desastres naturais e onde a actividade agrícola foi afectada pelo calor intenso.

“Os filhos das mulheres que sofreram danos, entre moderados e severos, por casos objectivam­ente avaliados e vinculados às tempestade­s, sobretudo entre o primeiro e segundo trimestres de gravidez, perderam capacidade cognitiva”, revela o estudo, citado pela agência de notícias espanhola EFE.

Isto manifesta-se aos dois anos, com a perda de pelo menos 14 pontos de coeficient­e intelectua­l, assim como menos vocabulári­o, enquanto a longo prazo a criança revela deficiênci­as no processo de aprendizag­em, obesidade e problemas mentais na adolescênc­ia.

O aumento do calor pode produzir ou aumentar pandemias como o zika ou outras doenças transmitid­as por mosquitos, e agravar outros problemas pela deterioraç­ão da qualidade do ar e da água, como a asma, as alergias, pneumonia ou diarreias.

“Não se poderá beber das fontes de água. As mudanças climáticas foram inclusivam­ente relacionad­as com a depressão”, revela a investigaç­ão, que realça os problemas de saúde mental originados pela escassez de recursos e pelos desastres naturais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola