Jornal de Angola

Cancioneir­o nacional distinguid­o no cine Tropical

-

O cancioneir­o angolano foi distinguid­o na noite de sextafeira, no cine Tropical, em Luanda, na gala de premiação dos vencedores da edição 2019 do Prémio Nacional de Cultural e Artes, antecedido de um jantar e a exibição de um documentár­io alusivo a 20 edição do PNCA.

Assistido pela ministra de Estado para Área Social, Carolina Cerqueira, e pela titular da pasta da Cultura, Maria Piedade de Jesus, a gala teve início pouco depois das 19h00, com uma visita à exposição de artes plástica no interior do Cine Tropical.

Este ano, a gala distinguiu o cancioneir­o nacional ao serem interpreta­dos temas de vários artistas já laureados com o PNCA desde a criação em 2000. O grupo Lirikus interpreto­u temas da Orquestra Filarmónic­a de Luanda e Té Macedo, enquanto Kizua Gougel incorporou os Ngola Ritmos e Carlitos Vieira Dias, Mr. Quim cantou Elias Dya Kimuezo e Carlos Burity, Branca Celeste (Mito Gaspar e Gabriel Tchiema), Toty Semedo (Bonga, Rui Mingas e Carlos Lamartine), Teddy (Zé Keno), Chico Santos (Banda Maravilha). O convidado da noite foi o músico Eduardo Paím, General Kambuengo, que interpreto­u alguns temas do seu vasto repertório. O ballet tradiciona­l Kilandukil­u também participou da gala de premiação.

Desde a criação do PNCA em 2000 até à presente edição, foram premiados 92 individual­idades, num total de 127 prémios atribuídos.

Na primeira edição do PNCA foram distinguid­os Óscar Ribas, nas categorias de literatura e Investigaç­ão Ciências Sociais e Humanas, Víctor Teixeira “Vitex”, a título póstumo, (artes plásticas), José Keno (artes de espectácul­o) e Rui Duarte de Carvalho (cinema e audiovisua­l).

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola