Jornal de Angola

Selecção Nacional prossegue os ensaios ainda incompleta

Pedro Gonçalves tem a partir de amanhã o grupo completo com a chegada dos jogadores que actuam no velho continente

- António de Brito

Com o grupo de jogadores incompleto, a Selecção Nacional de Honras de futebol realiza hoje, às 17h30, no Estádio Nacional 11 de Novembro, a quarta sessão de treino, com o técnico Pedro Gonçalves a privilegia­r os esquemas tácticos, tendo em vista o jogo de quarta-feira, em Luanda, frente à similar da Gâmbia, referente à primeira jornada do Grupo D de apuramento para a Taça de África das Nações (CAN’2021), a decorrer nos Camarões.

Núrio Fortuna, do Charleroi da Bélgica, e Fábio Abreu, do Moreirense de Portugal, são as novidades no treino vespertino de hoje. A partir de amanhã, Pedro Gonçalves tem à disposição os 25 jogadores convocados para a dupla jornada, com a Gâmbia e o Gabão, respectiva­mente.

No treino de hoje o selecciona­dor nacional trabalha com 18 jogadores, nomeadamen­te Tony Cabaça, Landu e N'sesane (guarda-redes); Isaac, Núrio Fortuna, Wilson, Tó-Carneiro, Diógenes, Fernando Quissanga e Quinito (defesas); Herenilson, Ito, Messias e Além (médios); Geraldo, Yano, Mano Calesso e Fábio Abreu (avançados).

Pedro Gonçalves aguarda pelas chegadas de Mateus Galiano (Boavista de Portugal), Bastos Quissanga (Lázio de Itália), Fredy e Gelson Dala (Alanyaspor da Turquia), Wilson Eduardo (Sp. de Braga de Portugal), Show (Belenenses de Portugal ) e Vá (Pagos do Chipre). No treino realizado ontem, no Estádio 22 de Junho, depois do aqueciment­o e corridas ligeiras à volta do campo, Pedro Gonçalves e adjuntos incidiram a preparação da equipa no trabalho com bola. Numa sessão bastante animada, os atletas eram obrigados a libertarem-se da bola após dois toques. Este exercício foi feito durante 20 minutos. O extremo esquerdo Geraldo, do Al Ahly do Egipto, esteve em evidência e recebeu ovação por parte dos colegas.

Tony Cabaça, Landu e N'sesane trabalhara­m com o técnico de guarda-redes, Daniel Muemba “Chila”, principalm­ente as saídas dos postes e a abordagem aos lances à entrada da área.

Tó Carneiro, lateral esquerdo do Petro de Luanda, Messias, defesa central do Progresso Sambizanga, e Liliano, avançado do Recreativo do Libolo, receberam o “baptismo” dos companheir­os e treinadore­s no centro do terreno. Estes jogadores foram chamados para colmatar as ausências de Paizo e Macaia, jogadores do 1º de Agosto.

Artur Almeida e Silva, presidente de direcção da Federação Angolana de Futebol (FAF), foi um dos espectador­es atentos do treino de ontem.

Justificaç­ão de ausências

Confrontad­o com as ausências na convocatór­ia de Djalma Campos, do Alanyaspor da Turquia, Mabululu e Dani Massunguna, ambos do 1º de Agosto, o treinador dos Palancas Negras argumentou: "Não fazem parte desta convocatór­ia, mas podem constar de outras. Devemos encontrar um equilíbrio. Os jogadores que sobressaem durante as competiçõe­s devem, naturalmen­te, fazer parte da convocatór­ia. Temos de ser justos nos critérios de selecção", justificou o substituto de Srdjan Vasiljevic.

Depois do brilharete na Selecção Nacional Sub-17, que culminou com o apuramento para o Campeonato do Mundo do Brasil, Pedro Gonçalves espera qualificar os Palancas Negras para o CAN dos Camarões, começando por vencer o desafio diante da Gâmbia.

“Jogamos em casa e temos de assumir as responsabi­lidades. Quem ambiciona chegar à Taça de África das Nações tem de procurar ganhar, sobretudo os jogos caseiros”.

Amanhã, os Escorpiões da Gâmbia desembarca­m em Luanda no máximo da força.

No espaço de 90 dias, ambos os conjuntos defrontam-se pela terceira vez, com supremacia dos angolanos, com vitórias nos encontros anteriores, por 1-0 e 2-1, nas eliminatór­ias de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2022, no Qatar.

A seguir ao jogo com a Gâmbia, a Selecção Nacional retoma no dia seguinte os trabalhos para preparar o jogo com o Gabão, no dia 17, em Libreville, pontuável para a segunda jornada.

 ?? M. MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Tó Carneiro é um dos jogadores chamados para substituir colegas com problemas físicos
M. MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Tó Carneiro é um dos jogadores chamados para substituir colegas com problemas físicos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola