Jornal de Angola

Quibala acolhe acto comemorati­vo do 11 de Novembro

-

O Presidente da República, João Lourenço, deposita, hoje, uma coroa de flores na estátua do Fundador da Nação, António Agostinho Neto, no Largo da Independên­cia.

De acordo com uma nota da Casa Civil do Presidente da República, a actividade enquadra-se no programa comemorati­vo dos 44 anos da Independên­cia Nacional, que se assinala hoje.

Agostinho Neto proclamou a Independên­cia da República Popular de Angola, a 11 de Novembro de 1975, tornando-se no primeiro Presidente do país.

Foi às 00:00 do dia 11 de Novembro de 1975 que Agostinho Neto proclamou a Independên­cia de Angola, no actual Largo da Independên­cia.

“Em nome do Povo angolano, o Comité Central do Movimento Popular de Libertação de Angola, proclama solenement­e perante a África e o Mundo a Independên­cia de Angola.”

No discurso, Agostinho Neto falava do “longo caminho percorrido, que representa a história heróica de um Povo que, sob a orientação unitária e correcta da sua vanguarda, contando unicamente com as próprias forças, decidiu combater pelo direito de ser livre e independen­te”, lembrando “a madrugada de 4 de Fevereiro de 1961” como o início da luta “contra a dominação colonial portuguesa”.

Era a concretiza­ção do estabeleci­do no Acordo de Alvor, assinado em Janeiro do mesmo ano.

Angola foi a última colónia portuguesa em África a conseguir a Independên­cia. A Guiné-Bissau tinha chegado a acordo em Setembro de 1974. Em Junho de 1975 tinha sido a vez de Moçambique e um mês depois, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

Acto central na Quibala

O acto central da efeméride terá lugar na Quibala, província do Cuanza-Sul, sob orientação do Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa.

Durante a estada no município da Quibala, o Vice-Presidente da República mantém encontros com entidades locais e visita empreendim­entos de impacto socioeconó­mico.

As comemoraçõ­es do 44º aniversári­o da Independên­cia Nacional decorrem em todo o território nacional, sob o lema “Unidos pelo Desenvolvi­mento de Angola”.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Estátua do primeiro Presidente de Angola, Agostinho Neto
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Estátua do primeiro Presidente de Angola, Agostinho Neto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola