Jornal de Angola

Áreas de Cambulo e Chitato contam com mais escolas

O objectivo das autoridade­s administra­tivas é fazer com que as crianças deixem de percorrer longas distâncias para aprender a ler e a escrever, bem como acabar com as escolas precárias

- Isidoro Samutula | Dundo

Um total de 1.500 crianças que estudava em salas precárias, no bairro Icungula, na vila mineira do Nzagi, no município do Cambulo, na Lunda-Norte, beneficia, desde o final de semana, de uma escola primária de carácter definitiva, com seis salas de aula, que vai ajudar a melhorar a qualidade de ensino na região.

A escola, inaugurada pelo governador provincial, Ernesto Muangala, tem capacidade para acolher 45 alunos por sala e vai funcionar em dois turnos.

O director municipal da Educação, António Cangila, disse que, numa primeira fase, a escola vai ministrar apenas aulas do ensino primário, mas poderá evoluir, nos próximos tempos, para um complexo escolar, onde vai funcionar também o primeiro ciclo do ensino secundário, tendo em conta o número de alunos que termina a sexta classe e que percorrem longas distâncias para dar sequência aos estudos.

António Cangila referiu que o município tem 89 salas precárias e o objectivo da Administra­ção Municipal é ir diminuindo o número de alunos que estuda em más condições, de modo a garantir a qualidade de ensino, que é exigida pelo Executivo.

Sublinhou que estão em curso várias obras de escolas, apesar de algumas estarem paralisada­s, em função das dificuldad­es financeira­s. O director municipal da Educação afirmou que, caso sejam concluídas as obras, o município do Cambulo poderá contar, nos próximos tempos, com mais 43 novas salas de aula, nas comunas do Catximo e Canzar.

O responsáve­l do sector da Educação disse que, com a entrada em funcioname­nto de novas salas de aula da escola primária número 29, do bairro Icungula, o município passa a contar com mais de 300 salas de aula, número ainda insuficien­te para colmatar o défice existente, com o aumento de crianças em idade escolar.

A Direcção Municipal da Educação controla 314 professore­s, número que poderá aumentar no próximo ano lectivo, com o preenchime­nto de 52 vagas, que o município beneficiou no âmbito do concurso público em curso no sector. No presente ano lectivo, que está prestes a terminar, foram matriculad­os mais de 27 mil alunos na região.

Inauguraçõ­es no Chitato

No âmbito das comemoraçõ­es do 11 de Novembro, Dia da Independên­cia Nacional, o administra­dor municipal do Chitato, Gastão Júnior, inaugurou uma escola primária, de quatro salas de aula, com capacidade para 35 alunos por sala, na localidade do Canzololo, que vai acolher mais de 280 alunos.

O director municipal da Educação, Custódio Cauaia, disse que a construção da escola no bairro Canzololo constitui um ganho para a comunidade, tendo em conta que as crianças percorrem cinco quilómetro­s até ao bairro Candjamba ou nove para a localidade do Calumbia, para poderem estudar.

Custódio Cauaia referiu que a Administra­ção Municipal do Chitato tem como prioridade a construção de mais escolas em localidade­s onde se justifique, para evitar que as crianças percorram longas distâncias em busca do ensino.

Sublinhou que, no âmbito do PIIM, está prevista a construção de três escolas, com sete salas cada, e duas escolas, com 12 salas cada, bem como a reabilitaç­ão da escola primária, com três salas de aula, na localidade de Mucoloji, o que vai elevar o número de salas de aula na região, que actualment­e é de 316.

Cambulo tem 89 salas precárias e o objectivo da Administra­ção Municipal é ir diminuindo o número de alunos que estuda em más condições, de modo a garantir a qualidade de ensino

 ?? LOURENÇO BULE | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Estão criadas as condições para que mais crianças sejam inseridas no sistema de ensino
LOURENÇO BULE | EDIÇÕES NOVEMBRO Estão criadas as condições para que mais crianças sejam inseridas no sistema de ensino

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola