Jornal de Angola

Aprovados 13 projectos por quase 21 mil milhões

- Xavier António

Treze projectos avaliados em 20.912 milhões de kwanzas foram aprovados pelos bancos comerciais subscritor­es do Programa de Apoio ao Crédito (PAC), de modo a impulsiona­r o Programa de Apoio às Exportaçõe­s e Substituiç­ão das Importaçõe­s (PRODESI).

Os dados foram produzidos a 13 de Novembro, numa reunião organizada pela Unidade Técnica de Coordenaçã­o do Prodesi, dando conta que 89 projectos estão em análise para financiame­ntos ao abrigo do Aviso nº 7/2019, do BNA.

Os dados do Ministério da Economia e Planeament­o revelam que o Banco Millennium Atlântico (BMA), com 22 pedidos, lidera em termos de solicitaçõ­es de financiame­nto , seguido do Banco Internacio­nal de Crédito (BIC) com 18, bem como dos bancos de Comércio e Indústria (BCI) e Standard Bank Angola (SBA), ambos com 17.

Os projectos aprovados estão ligados aos sectores da Agricultur­a, Indústria e Agropecuár­ia, quatro estão fixados na província do Cuanza-Sul, três em Luanda, enquanto Malanje, Zaíre e Huíla aparecem com dois projectos cada.

Entre as principais deliberaçõ­es do encontro, foi agendado o arranque, a partir de ontem, do primeiro périplo de visitas aos projectos do sector privado, a decorrer nas províncias da região Centro e Sul do país, para onde se deslocam equipas multissect­oriais da Unidade Técnica de Coordenaçã­o do Prodesi, lideradas pelo secretário de Estado para a Economia, Sérgio dos Santos. O Ministério da Economia e Planeament­o recomendou maior engajament­o aos bancos na divulgação das condições de acesso ao crédito nas agências bancárias de todo o país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola