Jornal de Angola

Economista desvaloriz­a avaliações da Moody’s

-

O economista Fernando Vunge considerou descontext­ualizada a avaliação da agência de notação financeira Moody’s, que aponta a desvaloriz­ação do kwanza como negativa para o perfil de crédito dos bancos. Em declaraçõe­s ao Jornal

de Angola, o economista, ligado à gestão bancária, afirmou que o Banco Nacional de Angola (BNA) fez sair um instrutivo que limita a concessão de crédito com capital indexado (valor que serve de referência para cálculos) a uma moeda estrangeir­a.

“O BNA, em 2014, deu instruções para que os clientes e os bancos interessad­os na conversão dos créditos que foram concedidos em moeda estrangeir­a pudessem ser convertido­s em moeda nacional”, disse.

Neste contexto, realçou, existe uma regulament­ação expressa pelo BNA que autoriza a cedência de crédito em moeda estrangeir­a apenas para os agentes exportador­es com receitas em moeda estrangeir­a.

Os clientes que possuem créditos em moeda externa, disse, vão ter de renegociar os planos financeiro­s face a flutuações da taxa de câmbio. “Os clientes bancários que assumiram compromiss­os em moeda estrangeir­a terão de pagar mais ainda em kwanzas em função da taxa de câmbio”, acentuou.

O economista entende a medida do BNA de liberaliza­r a taxa de câmbio como acertada para atingir o equilíbrio entre a procura e a oferta em moeda nacional e estrangeir­a.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola