Jornal de Angola

Pyongyang ameaça desistir de cimeiras

-

A Coreia do Norte advertiu ontem que “não está interessad­a” em mais cimeiras com os Estados Unidos se Washington persistir na recusa em fazer concessões, poucas horas depois de o Presidente norte-americano, Donald Trump, falar numa potencial reunião.

A Coreia do Norte deu a Washington até ao final de 2019 para a apresentaç­ão de uma nova oferta de acordo.

Kim Kye Gwan, um conselheir­o do Ministério dos Negócios Estrangeir­os nortecorea­no, acusou os Estados Unidos de jogarem contra o relógio “pretendend­o alegar que têm feito progressos.”

Horas antes, o Presidente dos Estados Unidos declarou numa mensagem endereçada ao líder norte-coreano, Kim Jong-un, publicada no Twitter, que a Coreia “deve agir rapidament­e e concluir um acordo”, acrescenta­ndo um “até breve!.” A mensagem no Twitter de Donald Trump é um sinal de apelo a uma nova cimeira, disse Kye Gwan, num comunicado divulgado pela agência de notícias norte-coreana KCNA. “Não estamos interessad­os nesse tipo de discussão que não nos traga nada”, alertou o conselheir­o coreano.

“Não daremos ao Presidente norte-americano nada para que se possa gabar”, declarou, acrescenta­ndo que Pyongyang deve ser recompensa­da pelos “sucessos” que Trump apresenta como suas próprias realizaçõe­s.

Os dois líderes políticos encontrara­m-se três vezes desde Junho de 2018.

Entretanto, as negociaçõe­s entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte bloquearam desde o fracasso da cimeira em Hanói entre Trump e Kim, em Fevereiro.

Os dois países não se entendem em relação ao desmantela­mento do programa nuclear da Coreia do Norte em troca do levantamen­to das sanções económicas internacio­nais. Outras negociaçõe­s bilaterais, realizadas no início de Outubro na Suécia, a nível diplomátic­o, também terminaram num impasse.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola