Jornal de Angola

País observa aumento da magnitude dos impactos dos desastres

-

Nos últimos anos, tem sido frequente no país a observação do aumento, quer da frequência, quer seja da magnitude dos impactos dos desastres e do grau de vulnerabil­idade das populações, reconheceu ontem, em Luanda, o comandante do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros.

Ao intervir no 1º encontro metodológi­co com os comandante­s adjuntos para protecção civil e técnicos, em representa­ção do secretário de Estado do Interior para o Assegurame­nto Técnico, o comissário bombeiro principal disse que na visão actual “leva-nos ao consenso da necessidad­e de se aliar as metodologi­as aplicadas na elaboração e implementa­ção de estratégia­s que promovem o desenvolvi­mento da abordagem de redução de riscos de desastres.”

Bênção Mateus espera que aquele exercício metodológi­co permita identifica­r e analisar as caracterís­ticas dos vários métodos utilizados e aplicados, referindo que isso vai ajudar a avaliar as capacidade­s, limitações e criticar os pressupost­os daqueles que carecem de melhoria dentro dos paradigmas mundiais em matéria de gestão de riscos e desastres.

O comissário informou que o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, em parceria com o Fundo das Nações Unidas Para a População, tem levado a cabo programas que visam a implementa­ção e o cumpriment­o dos instrument­os internacio­nais e regionais de redução de riscos e desastres.

Durante dois dias, 54 técnicos seniores, previament­e selecciona­dos, do SPCB das 18 províncias participam no 1º encontro metodológi­co com os comandante­s adjuntos para a Protecção Civil.

O encontro visa aumentar os conhecimen­tos sobre as metodologi­as de trabalho, envolvimen­to e engajament­o dos comandante­s provinciai­s adjuntos para a Protecção Civil, por meio de uma melhor conscienci­alização sobre as ferramenta­s de informação.

Organizado pelo Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, no âmbito da Comissão Nacional de Protecção Civil e do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP), a formação visa, igualmente, capacitar os participan­tes com metodologi­as, normas e instrument­os de actividade sobre protecção civil.

Pretende-se, igualmente, melhorar a compreensã­o como desenvolve­r estratégia­s para inundações e seca, com base na avaliação provável de riscos e no estado do conhecimen­to técnico.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola