Jornal de Angola

PAIGC diz que a crise está a ser ultrapassa­da

-

O candidato do Partido Africano para a Independên­cia da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) às presidenci­ais guineenses, Domingos Simões Pereira, disse, domingo, à noite, que a mais recente crise no país “está ultrapassa­da” porque é uma “situação inaceitáve­l”, segundo a Lusa.

“Está ultrapassa­do porque é uma situação inaceitáve­l.

Ninguém irá permitir isso. Podem continuar a orquestrar porque quem não tem um projecto, porque quem não acredita em democracia como um momento em que o povo decide, vai estar sempre a orquestrar”, afirmou Domingos Simões Pereira, no final de um comício no campo de Lala Quema, em Bissau. A Guiné-Bissau iniciou a campanha para as eleições presidenci­ais num momento de especial tensão política, depois de o Presidente ter demitido o Governo de Aristides Gomes, saído das legislativ­as de 10 de Março, e nomeado um outro liderado por Faustino Imbali. Grande parte da comunidade internacio­nal opôs-se a estas decisões e a CEDEAO exigiu a demissão de Imbali, sob pena de impor “pesadas sanções” aos responsáve­is pela instabilid­ade política.

Imbali acabou por se demitir, pouco antes de serem conhecidas as decisões dos Chefes de Estado da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que decidiram reforçar a presença da força de interposiç­ão Ecomib no país e advertir o Presidente guineense, José Mário Vaz, de que qualquer tentativa de usar as forças armadas para impor um acto ilegal será “considerad­a um golpe de Estado.”

Questionad­o sobre o facto de vários candidatos estarem a planear unir-se contra ele, Simões Pereira disse que isso não o preocupa e que essas alianças são “perfeitame­nte normais em democracia.”

 ?? DR ?? Pereira diz não temer alianças contra a sua candidatur­a
DR Pereira diz não temer alianças contra a sua candidatur­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola