Jornal de Angola

A data e os números

-

hoje, o Dia Mundial da Casa de Banho. A data é comemorada desde 2001 em vários países do mundo. Também conhecida como Dia da Sanita, foi oficialmen­te reconhecid­o pelas Nações Unidas, em 2013, e visa alertar a população para o facto de mais de 2,4 mil milhões de pessoas não terem acesso a uma casa de banho limpa, segura e privada. A data tem como objectivo destacar a importânci­a do saneamento básico para a saúde global.

Estudos apontam que 1 em cada 3 pessoas não dispõe de casa de banho que assegure boas condições de higiene e segurança. Mais de 700 mil crianças morrem todos os anos devido à diarreia causada por águas poluídas e más condições sanitárias, tendo provocado perto de 2000 mortes por dia.

Em todo o mundo, existem mais pessoas com telemóvel do que com sanita. Mais de 60 milhões de crianças nascem em casas sem saneamento. 7.500 pessoas morrem diariament­e por falta de saneamento, entre as quais 5.000 são crianças com menos de 5 anos.

272 milhões de dias de escola são perdidos por ano devido a doenças relacionad­as com o saneamento. Apenas 47% das escolas nos países em desenvolvi­mento oferecem adequadas condições sanitárias.

Alguns países perdem 7% do PIB com problemas de saúde relacionad­os com a falta de condições sanitárias. Dois milhões de toneladas de dejectos humanos vão todos os dias para fontes de água, contaminan­do-as e mil milhões de pessoas ainda defecam ao ar livre.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola