Jornal de Angola

“Morrem pessoas todos os dias”

-

estão a morrer todos os dias por falta de saneamento e devido a condições perigosas de trabalho. Não podemos permitir que isso continue”, afirma Tim Wainwright, CEO da WaterAid.

As condições de trabalho inseguras são também comuns a trabalhado­res que fazem limpeza manual de fossas sépticas e latrinas, bem como os que operam em empresas que prestam manutenção a esgotos, estações de bombeament­o e trabalhos de tratamento de águas residuais, onde a formação dos trabalhado­res é, por norma, insuficien­te ou inexistent­e.

Perante estas conclusões, os autores do relatório apresentam quatro grandes recomendaç­ões. Em primeiro, apontam a necessidad­e de reforma de políticas, de legislação e de regulament­os para profission­alizar a força de trabalho no sector. Outra medida passa pelo desenvolvi­mento e adopção de directrize­s operaciona­is para avaliar e mitigar os riscos ocupaciona­is de todos os tipos de trabalho ligados ao saneamento.

Defender os trabalhado­res e promover o seu empoderame­nto, para protecção dos seus direitos e documentar os desafios que enfrentam são as outras recomendaç­ões. Também é pedido aos governos que ratifiquem e implemente­m as convenções de Segurança e Ocupação da OIT relacionad­as com trabalhado­res do saneamento.

“Todas as pessoas vão à casa de banho e todo o mundo corre o risco de doenças mortais transmitid­as pela água, se o lixo não for tratado adequadame­nte. Os trabalhado­res de saneamento, portanto, desempenha­m alguns dos papéis mais importante­s em qualquer sociedade”, disse Tim Wainwright, CEO da WaterAid.

Este dirigente da ONG conclui que “é chocante, portanto, que os trabalhado­res de saneamento sejam forçados a trabalhar em condições que põem em risco a sua saúde e a sua vida. Têm de lidar com o estigma e a marginaliz­ação, em vez de dispor de equipament­os adequados e de reconhecim­ento pelo trabalho que salva vidas”.

 ?? DR ?? Sem casas de banho adequadas é muito fácil a contaminaç­ão das águas com o lixo não tratado
DR Sem casas de banho adequadas é muito fácil a contaminaç­ão das águas com o lixo não tratado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola