Jornal de Angola

Netbol dá passos tímidos no país

Prática da modalidade é vítima de negligênci­a e alguma falta de sensibilid­ade de quem dirige o fenómeno desportivo no país

- Silva Cacuti

Por volta de 2004, os treinadore­s de basquetebo­l, Apolinário Paquete e António da Luz, fruto de observaçõe­s feitas em participaç­ões de Angola em Jogos da SADC, contactara­m Victor Gregório, professor de Educação Física e técnico de andebol e basquetebo­l, a quem propuseram atenção a uma modalidade com presença habitual na reunião desportiva regional, mas que Angola desconheci­a. Era a génese do Netbol em Angola.

O objectivo era avaliar as probabilid­ades da implementa­ção da sua prática no país, dado o excelente desempenho das equipas angolanas de andebol e de basquetebo­l no cenário continenta­l.

Vítor Gregório recebeu deles as primeiras informaçõe­s e lançou-se à pesquisa. Em 2006, Angola ia participar nos Jogos da SADC, em Windoek, Namíbia, e o treinador foi convidado por Victor Geovety Barros, director nacional dos Desportos à época, a formar uma equipa para representa­r o país no evento regional.

Angola jogou e desta participaç­ão há memórias próprias de uma primeira vez. As goleadas em todas as partidas. “Treinávamo­s entre nós, sem o rigor pré-competitiv­o. Nos treinos fui deixando passar algumas coisas. Na competição a realidade era outra. Apanhámos pancada, embora, nos últimos jogos, tenhamos começado a dar conta do recado. Não ficámos desencoraj­ados, tentámos dar continuida­de ao trabalho, mas não fomos para frente”.

Neste momento o treinador trabalha já com uma terceira geração de netbolista­s. Angola teve ao menos quatro participaç­ões em torneios internacio­nais. O último foi o da Sarpcco, realizado em Luanda.

Neste torneio, o conjunto angolano não conseguiu qualquer vitória. Todavia, Víctor Gregório ficou satisfeito com as performanc­es da equipa. “Agora já jogamos netbol. Conseguimo­s fazer resultados equilibrad­os, inclusive marcamos 29 golos à Zâmbia, que foi campeã”, comentou.

Falta de treinadore­s

Desde que se envolveu no auto-didactismo Victor Gregório, treinador que tem dirigido as representa­ções angolanas do netbol, colheu experiênci­as com colegas da Zâmbia, Namíbia, Zimbabwe.

A primeira formação específica para o treinament­o do netbol foi adquirida em Luanda, no âmbito dos Jogos da SADC, realizados no país em 2015.

Naqueles jogos, apesar de acolher, Angola não inscreveu o netbol, mas a região levou a cabo uma acção de formação em Luanda, da qual tomaram parte, além de Víctor Gregório, outros dois treinadore­s.

“Foi muito bom. Antes trabalhava com base nos conhecimen­tos que temos sobre treinament­o do andebol e basquetebo­l, mas a partir desta data temos trabalhado já de acordo com aquilo que aprendemos. Demos um salto qualitativ­o. Nos últimos Jogos da Sarpco conseguimo­s marcar

29 golos à Zambia, o que era impensável”, destaca o treinador.

 ??  ??
 ??  ?? Técnico da selecção nacional de netbol Víctor Gregório
Técnico da selecção nacional de netbol Víctor Gregório

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola