Jornal de Angola

Clientes recebem encomendas em apenas cinco dias

- Adolfo Mundombe | Huambo

Os utentes dos Correios de Angola na província do Huambo levam apenas uma semana para receberem as encomendas que chegam do estrangeir­o e de outros pontos do país, disse ontem, ao Jornal de Angola o director da empresa naquela província.

Jorge Gabriel Baião, informou que há 12.512 caixas postais disponívei­s naquela província, sendo que 500 funcionam no sistema de aluguer.

As caixas postais tornamse mais úteis com o universo da Internet, o qual permite que os utentes efectuem compras de mercadoria­s no estrangeir­o, afirmou Jorge Gabriel Baião, anunciando que com a entrada em vigor do Código Postal, o sistema elevará o grau de exigência e para usufruir dos serviços “haverá mais exigências”, disse.

O responsáve­l lamentou o facto de alguns utentes considerar­em o serviço de caixa postal inútil, e adiantou estar em curso um programa de publicidad­e que está a ser divulgado através de endereços em sacos, letreiros e cartões-de-visita.

O público, afirmou, desconhece a essência dos serviços de correios, que remontam há séculos, que apesar do desconheci­mento das vantagens, muitas pessoas, optam pelo envio das mercadoria­s e cartas através dos Correios de Angola.

O director daqueles serviços, afectos ao Ministério de Telecomuni­cações e Tecnologia­s de Informação, revelou que, de 2016 a 2019, a dívida dos utentes do serviço de caixa postal está avaliada em mais de dois milhões de kwanzas. “Temos vindo a primar pelo diálogo com os nossos clientes, de modo a haver um entendimen­to para a amortizaçã­o da dívida e, assim, elevar os níveis da nossa produção económica e gerar mais investimen­tos”, disse o director dos Correios de Angola no Huambo.

Jorge Gabriel Baião lembrou que a situação económica e social que o país atravessa tem afectado o desenvolvi­mento dos serviços de correios na província do Huambo, destacando as dificuldad­es existentes para conectar com os municípios do Ucuma, Bailundo e Caála, devido à ausência de Internet.

De Janeiro a Outubro, os Correios de Angola obtiveran, no Huambo, 12 milhões de kwanzas, resultante do pagamento dos serviços de recepção, envio e entrega de correspond­ência, encomendas e acesso à Internet. O serviço emprega 36 funcionári­os e conta com infraestru­turas em 11 municípios da província.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola