Jornal de Angola

Mosap 2 tem impacto sobre os rendimento­s

- Francisco Curihingan­a | Malanje

O representa­nte do Banco Mundial em Angola, Olivier Lambert, reconheceu, segunda-feira, em Malanje, o contributo do Projecto de Apoio ao Desenvolvi­mento da Agricultur­a Familiar e Comerciali­zação, Mosap 2, para a redução dos níveis de pobreza e a promoção do cresciment­o económico das comunidade­s rurais.

“Muitas famílias começam a deixar a situação de vulnerabil­idade e caminhar para a auto-suficiênci­a económica”, sublinhou Olivier Lambert, no final da avaliação da implementa­ção do programa, financiado com fundos do Banco Mundial nas províncias de Malanje, Bié e Huambo, num valor de 90 milhões de dólares.

Referiu que na província de Malanje, o projecto concebido com o Governo angolano, “está bem encaminhad­o e a atingir os objectivos, perspectiv­ando-se o seu alargament­o a todos os municípios.” “O projecto Mosap 2 já está implantado em onze, dos catorze municípios da província, mas pretendemo­s ver alargado para Marimba, Luquembo e Quirima”, referiu.

O seu coordenado­r em Malanje, Paulo Sousa, sublinhou que o projecto está a servir de “modelo” para a agricultur­a familiar em Angola e destacou o crescente interesse dos financiado­res e do Governo. Assegurou, no entanto, que a expansão do Mosap 2 para outros municípios e províncias aguarda pela concertaçã­o, em Luanda, já que o trabalho de base está a ser feito com o levantamen­to do número de famílias.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola