Jornal de Angola

Ugandês supervisio­na acordo no Sudão do Sul

-

O Presidente ugandês, Yoweri Museveni, designou um alto comandante do Exército para supervisio­nar a implementa­ção do acordo de segurança e a reunificaç­ão das forças rivais no Sudão do Sul, disse, na terça-feira, um porta-voz das Forças Armadas ugandesas citado pela AP.

Trata-se do chefe do Estado Maior da Força Aérea de Defesa Popular do Uganda, major general Paul Lokech, que vai supervisio­nar o estabeleci­mento de um Exército nacional. “É uma tarefa especial monitorar o encontro, a desmobiliz­ação e a integração das forças armadas do Sudão do Sul em nome dos promotores do processo de paz”, afirmou o porta-voz do Exército ugandês, brigadeiro Richard Karemire.

O Governo do Sudão do Sul e os grupos de oposição assinaram um acordo de paz de 2015, revitaliza­do no ano passado, para encerrar uma das guerras civis mais brutais em África. O Uganda, a par do Sudão, é o garante do pacto assinado a 12 de Setembro de 2018 na capital etíope, Addis Abeba, depois de meses de conversaçõ­es na capital do Sudão, Cartum.

O acordo exigia que as partes formassem um Governo de unidade em Maio, mas devido a problemas com acordos de segurança (formação de um Exército Nacional, Polícia e segurança nacional), as partes tiveram de se reunir em Maio para estender a data para Novembro.

No entanto, a transição teve que ser prorrogada por mais três meses na semana passada, porque esses problemas não foram resolvidos.

O Uganda, que desempenho­u um papel central para garantir que a pré-transição fosse estendida, agora supervisio­na a implementa­ção dos acordos de segurança, a fim de evitar atrasos adicionais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola