Jornal de Angola

Gantz falha formação de Governo em Israel

-

O prazo dado ao líder da coligação centrista Azul e Branco, Benny Gantz, para formar um Governo em Israel terminou, ontem, após as eleições em que nem o Primeiro-Ministro, Benjamin Netanyahu, nem Gantz conseguira­m apoio político suficiente.

No dia 23 de Outubro, o Presidente israelita, Reuven Rivlin, confiou ao antigo chefe militar Benny Gantz a missão de formar um Governo para ultrapassa­r o mais longo impasse político da história do país.

Nas eleições de 17 de Setembro, o Azul e Branco conseguiu 33 lugares e o Likud (a força política de Netanyahu, direita) 32, tendo Netanyahu obtido o apoio de 55 deputados e Gantz 54, ambos aquém dos 61 necessário­s para conseguir uma maioria absoluta no Parlamento (Knesset, 120 lugares).

Netanyahu manteve negociaçõe­s com a formação Azul e Branco e com o antigo parceiro Israel Beiteinu (direita nacionalis­ta secular), a força política de Avigdor Lieberman (ex-ministro da Defesa de Netanyahu), mas sem sucesso.

Ao longo do processo negocial, Benny Gantz afirmou que se recusava participar num Governo dirigido por um Primeiro-Ministro ameaçado de ser acusado pela Justiça por suspeitas de corrupção, referindo-se à Netanyahu e aos processos judiciais que sobre este impendem.

Recentemen­te, o Likud, partido do Primeiro-Ministro de Israel anunciou uma aliança com o partido de extrema-direita Nova Direita, o que diminui as possibilid­ades do centrista Benny Gantz formar uma coligação governamen­tal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola