Jornal de Angola

Gestora defende aposta na educação financeira

-

A directora-geral do Centro Internacio­nal de Treino para o Sucesso (ISTC) em Angola, Olga Tchova, defendeu uma aposta mais forte na educação financeira, por ser importante em todas as vertentes da vida, desde os negócios à gestão do lar.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, Olga Tchova sugeriu aos bancos que, antes de darem crédito, deviam exigir aos requerente­s uma formação em educação financeira.

Para Olga Tchova, se a mente for trabalhada, muitos dos créditos malparados podiam ser ultrapassa­dos.

“Imagine que a pessoa recebe cinco milhões de kwanzas para um projecto. Quando está no papel diz ‘vou abrir um salão de beleza, uma barbearia’, mas quando o dinheiro estiver na conta bancária, a situação é outra: 'vou tirar para aquilo, vou tirar para isso”.

“Se o banco não formar a pessoa , pode ser que dez por cento do dinheiro recebido seja perdido, mas com a educação financeira, 40 por cento pode ser aproveitad­o”, sublinhou. A funcionar há dois anos, o ISTC iniciou, em Maio deste ano, a ministrar cursos em Educação Financeira e Desenvolvi­mento Pessoal. Com sede no Benfica, o ISTC abriu uma filial no bairro Neves Bendinha e outra em Cacuaco, em parceria com o Centro de Formação Profission­al Visão Juvenil, para pessoas que aderiram ao programa PAIF, mas que vivem longe. “Queremos que o angolano tenha facilidade­s no acesso ao conhecimen­to sobre a educação financeira”, disse Olga Tchova, que informou que o ISTC está a fazer contactos para abrir também uma representa­ção na centralida­de do Kilamba, tendo acrescenta­do que o curso está a ter um bom resultado. “Muitos estão a dizer que se tivessem conhecimen­to antes, a vida hoje seria outra”, frisou, para acrescenta­r: “Nós é que devemos fazer as coisas por Angola para que ela cresça e se torne numa grande Nação”.

 ?? VASCO GUIWHO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Olga Tchova, directora do Centro Internacio­nal de Treino
VASCO GUIWHO | EDIÇÕES NOVEMBRO Olga Tchova, directora do Centro Internacio­nal de Treino

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola