Jornal de Angola

Morten Soubak afasta quatro atletas e define mundialist­as

Amália Pinto, guarda-redes do 1º de Agosto, será a única estreante no Campeonato do Mundo, a decorrer este mês no Japão

- Teresa Luís

Claudeth José, Joana Costa (pontas), Marília Quizelete e Vilma Nenganga (centrais) são as jogadoras preteridas por Morten Soubak, técnico da Selecção Nacional, que disputa, a partir de 30 deste mês, a 24ªedição do Campeonato do Mundo de andebol sénior feminino, em Tóquio, Japão.

Teresa Almeida “Bá”, Helena de Sousa, Amália Pinto (guarda-redes), Janeth Santos, Vilma da Silva, Iracelma da Silva (pontas), Albertina Kassoma, Liliana Venâncio, Ruth João (pivôs), Wuta Dombaxi, Aznaide Carlos “Zica”, Juliana Machado, Magda Cazanga (laterais), Natália Bernardo, Isabel Guialo “Belinha” e Helena Paulo (centrais) são as 16 eleitas que vão representa­r o país no Mundial.

Comparativ­amente ao grupo que jogou o Pré-Olímpico em Setembro, no Senegal, Amália Pinto é a única estreante ao serviço do combinado angolano. Depois do terceiro jogo-treino, na terçafeira, diante da equipa “B” do 1º de Agosto, e da folga de ontem, hoje às 7h00, as Pérolas aprimoram pormenores técnicos e tácticos, na quadra do Pavilhão Paulo Bunze.

À tarde, as campeãs africanas trabalham no Gimnodespo­rtivo da Cidadela. Reagindo à partida com as “militares”, Soubak foi categórico: “fizemos sem dúvida o pior jogo-treino. As transições defesa-ataque não foram feitas tal como ensaiámos. As jogadoras estiveram muito lentas e elas sabem disso”.

Ao intervalo, as rubro e negras, às ordens de Nelson

Catito, venciam já por 12-11 e no final 20-19. Na próxima semana, a selecção volta a testar a sua competitiv­idade frente às agostinas.

Em relação ao estado do grupo, Soubak acrescento­u: “parece haver algum cansaço. Eventualme­nte, teremos de reduzir a intensidad­e por alguns minutos. Até agora, a preparação tem sido muito pesada.”

Helena Paulo, a contas com paludismo, Aznaide Carlos e Teresa Almeida, com queixas na região lombar, são as contraried­ades no seio do “sete” nacional.

“Não podemos esforçar a Aznaide. Só assim, ela vai recuperar bem. A Bá deve juntar-se ao grupo na quintafeir­a (hoje). Helena e Aznaide podem retomar aos treinos na próxima semana.”

A Selecção Nacional embarca para o Japão a 27 do corrente, onde joga a fase preliminar do Campeonato do Mundo inserida no Grupo A, ao lado da Sérvia, Noruega, Cuba, Holanda e Eslovénia.

Dinamarca, Austrália, Brasil, França, Alemanha e Coreia do Sul completam o B, Senegal, Roménia, Cazaquistã­o, Montenegro, Espanha e Hungria integram o C, ao passo que Suécia, Congo Democrátic­o, Rússia, China, Japão e Argentina figuram no D.

Três cidades sedes acolhem o evento, nomeadamen­te Kumamoto, Yatsushiro e Yamaga. A melhoria do 19º lugar é a meta perseguida pelo “sete” nacional.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Lateral Aznaide Carlos “Zica” pode regressar aos trabalhos a meio da próxima semana
EDIÇÕES NOVEMBRO Lateral Aznaide Carlos “Zica” pode regressar aos trabalhos a meio da próxima semana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola