Jornal de Angola

1º de Agosto e Libolo no regresso das emoções

Recreativo do Libolo e 1º de Agosto medem forças em Calulo no desafio de cartaz na abertura da décima segunda jornada

- António de Brito

O futebol angolano regressa sábado e domingo, ao Girabola, após duas semanas de interregno internacio­nal, por força dos compromiss­os dos Palancas Negras, com a disputa da 12ª jornada, na qual o realce recai para o jogo entre Recreativo do Libolo e 1º de Agosto, marcado para sábado, às 15h00, no Estádio Municipal de Calulo.

Depois da derrota no clássico dos clássicos, o tetracampe­ão angolano é obrigado a vencer na deslocação a Calulo, para manter a liderança do campeonato, uma vez que o Petro de Luanda tem um jogo aparenteme­nte acessível diante do 1º de Maio de Benguela, igualmente no sábado, às 17h30, no Estádio Nacional 11 de Novembro.

Na tabela classifica­tiva, militares do Rio Seco e “tricolores” do Eixo Viário estão separados por escasso ponto. O 1º de Agosto lidera com 27 pontos, seguido pelo Petro de Luanda, com 26.

A faltarem 18 jornadas para o término da prova, as duas formações vão levar segurament­e a discussão do “caneco” até ao fim, pelo que os encontros que restam são aguardados com expectativ­a pelos adeptos do futebol. O 1º de Agosto persegue o penta-campeonato, ao passo que o Petro de Luanda quer pôr fim a um interregno de nove anos, após a conquista do último título às ordens do técnico português Bernardino Pedroto.

Jogam ainda no sábado, Sporting de Cabinda e Interclube, às 15h00, no Estádio Nacional do Tchiaze. No Dundo, o Sagrada Esperança recebe o Ferrovia do Huambo, às 15h00. Domingo, para a conclusão da jornada, a Académica do Lobito defronta o FC Bravos do Maquis, às 15h30, no Estádio Municipal do Buraco.

O Desportivo da Huíla mede forças com o Santa Rita de Cássia, às 15h30, no Estádio do Ferroviári­o. O Williete de Benguela enfrenta o Cuando Cubango FC, às 16h00, no

Estádio Nacional de Ombaka. Às17h30, o Progresso Sambizanga joga com o Recreativo da Caála, no Estádio Municipal dos Coqueiros.

Inscrição de atletas

Em Dezembro, a Federação Angolana de Futebol (FAF) abre o período de inscrição e transferên­cia de jogadores do Girabola, visando a disputa da segunda volta.

1º de Agosto e Petro de Luanda não vão reforçar os plantéis para o segundo turno.

Os técnicos Dragan Jovic e Antonio Cosano entendem que ambas as equipas estão bem servidas e não há necessidad­e de dispensar e contratar atletas.

No Cuando Cubango FC, o técnico Albano César vai reforçar apenas a baliza e o ataque. Para abandonar a zona de despromoçã­o, o Santa Rita de Cássia vai apetrechar o plantel com cinco jogadores (dois avançados e três defesas). O Progresso Sambizanga vai privilegia­r o ataque. Duas contrataçõ­es estão dependente­s do factor financeiro, já que o clube passa por uma situação difícil neste aspecto. O Ferrovia do Huambo vai ter de remediar com os mesmos jogadores, porque o clube não tem dinheiro para adquirir novos reforços.

Depois da derrota no clássico dos clássicos, o tetra-campeão angolano é obrigado a vencer na deslocação a Calulo, para manter a liderança do campeonato

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Militares e libolenses estão separados por três pontos na tabela classifica­tiva
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Militares e libolenses estão separados por três pontos na tabela classifica­tiva

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola