Jornal de Angola

Mulheres protestam contra Alpha Condé

- DR

Cerca de um milhar de mulheres, da Frente Nacional para a Defesa da Constituiç­ão (FNDC, oposição) na Guiné Conacry manifestar­am-se ontem de manhã nas ruas da capital para exprimirem “insatisfaç­ão contra as recentes mortes em comícios”, noticiou a Panapress.

Numa extensão de cerca de dois quilómetro­s, as mulheres, vestidas de vermelho ou de branco, percorrera­m as artérias de alguns bairros dos subúrbios de Conacry entoando palavras de ordem hostis ao Governo no poder, nomeadamen­te ao Chefe de Estado, Alpha Condé.

Nos cartazes, podiam lerse: “Libertem os nossos maridos e os nossos filhos”, “Chega de mortes dos nossos filhos”, “É demais”, “Queremos justiça para os nossos filhos”.

À margem da manifestaç­ão, seguida pelas forças de defesa e segurança, a portavoz da FNDC, Hadja Maimouna

Bah Diallo, deputada e vice-presidente da União das Forças Democrátic­as de Guiné (UFDC), o principal partido da oposição, afirmou: “Saímos às ruas para dizer basta às mortes aos nossos filhos. Desde que a FNDC começou as manifestaç­ões, houve cerca de 20 mortos”.

Por seu turno, Hadja Sarangbé Condé, presidente das mulheres da FNDC, disse que as mulheres exigem a instauraçã­o de uma comissão de inquérito para encontrar criminosos e puni-los.

Criada em Abril último por membros da sociedade civil, a FNDC é constituíd­a por artistas, sindicalis­tas e líderes políticos da oposição que afirmam estar determinad­os a impedir a organizaçã­o de um referendo destinado a mudar a Constituiç­ão para permitir ao Presidente Alpha Condé disputar um terceiro mandato, em finais de Outubro de 2020.

 ?? DR ?? Manifestan­tes saem às ruas contra alteração da Constituiç­ão
DR Manifestan­tes saem às ruas contra alteração da Constituiç­ão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola