Jornal de Angola

Forças Armadas estão fora da descentral­ização

-

O secretário de Estado para a Reforma do Estado, Márcio Daniel, realçou, ontem, em Luanda, a Defesa Nacional como uma função estadual que não pode ser descentral­izada. Márcio Daniel falava numa palestra sobre Autarquias em Angola, dirigida a generais e almirantes do Ministério da Defesa Nacional e do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas, no âmbito do 5º ciclo de conferênci­as organizado por este órgão das FAA.

O secretario de Estado para a Reforma do Estado disse que um ponto de partida que deve ficar claro é que as autarquias não têm exército próprio. “Se não têm exército próprio, quem faz o assegurame­nto da Defesa Nacional são as Forças Armadas Angolanas com os seus vários ramos”, esclareceu.

O governante informou que as autarquias terão a presença de vários ramos das FAA, incluindo a Marinha de Guerra Angolana, para os municípios com caracterís­ticas ribeirinha­s.

Márcio Daniel informou que o Executivo está a estudar como é que as FAA se vão relacionar com os órgãos autárquico­s. O dirigente lembrou que uma caracterís­tica identitári­a das FAA e constituci­onalmente estabeleci­da é o carácter apartidári­o. “Este carácter é particular­mente relevante quando falamos das autarquias locais porque elas são um fenómeno de repartição do poder”, sublinhou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola