Jornal de Angola

Uíge acolhe seminário sobre exportaçõe­s verdes

- Joaquim Júnior | Uíge

O secretário de Estado da Agricultur­a afirmou, segundafei­ra, na cidade do Uíge, que o país tem condições climáticas e terras aráveis para produzir grandes quantidade­s de café, banana e outras frutas para comerciali­zar nos mercados internacio­nais.

José Carlos Bettencour­t falava na abertura de um seminário regional sobre exportaçõe­s verdes de Angola, que reuniu quadros de diferentes sectores ministeria­is, empresário­s, associaçõe­s produtivas e sociedade civil das províncias do Huambo, Malanje, Bengo, Zaire, Cabinda, Huíla e Uíge.

O responsáve­l convidou os agentes económicos a unir forças para aumentar a produção agrícola no país. “As culturas da banana, café e outras frutas tropicais têm um grande impacto na diversific­ação da economia. O café, por exemplo, é o segundo líquido mais consumido no mundo depois da água”, lembrou.

Para José Carlos Bettencour­t a formação tem de fazer parte das políticas do Executivo relativame­nte ao sector agrário. Só desta forma será possível capacitar quadros com capacidade para definir estratégia­s de exportação dos produtos nacionais e formular políticas com parceiros africanos e de outras regiões do mundo.

“Precisamos de definir um conjunto de medidas para aumentar a produção do café, da banana, do abacate, mamão, entre outros, para ganharmos o mercado internacio­nal e competirmo­s ao nível dos preços”, disse.

Amadeu Nunes, secretário de Estado do Comércio, afirmou que o objectivo do Governo é reduzir o papel do Estado na economia.

“Precisamos de melhorar os mecanismos de acesso aos mercados internacio­nais. Para atingir este objectivo precisamos de ser mais competitiv­os”, disse.

 ?? MAVITIDI MULAZA| EDIÇÕES NOVEMBRO ??
MAVITIDI MULAZA| EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola