Jornal de Angola

Saad Hariri renuncia a nova candidatur­a

-

O Primeiro-Ministro cessante do Líbano, Saad Hariri, anunciou, ontem, que não se recandidat­ará à chefia do Governo, um mês após o pedido de demissão e na sequência de contínuos protestos e de uma grave crise económica e financeira.

Numa declaração emitida na quarta-feira, Hariri tinha apelado ao Presidente Michel Aoun para iniciar consultas com os líderes dos blocos parlamenta­res com o objectivo de designar um novo Primeiro-Ministro.

Hariri apresentou a resignação do Executivo em 29 de Outubro em resposta às manifestaç­ões antigovern­amentais no país que decorriam há duas semanas. Os protestos são dirigidos contra a corrupção, incompetên­cia e a má gestão da elite no poder.

O Primeiro-Ministro cessante considerou que a retirada da sua candidatur­a poderá desbloquea­r o actual impasse político e garantir uma solução governativ­a. Insistiu ainda na necessidad­e de o novo Governo ser integrado por tecnocrata­s para que o Líbano ultrapasse a actual crise. Os protestos começaram como parte de um movimento espontâneo que cresceu nas ruas e tem afectado vários sectores sociais, provocando o encerramen­to de estradas, bancos e escolas.

A mobilizaçã­o é geralmente baixa durante a semana em comparação com o fim de semana, com uma aparente normalidad­e devido à retoma do trabalho no sector privado e à reabertura de bancos e escolas, fechados por várias semanas.

O Líbano é um país onde necessidad­es básicas como água, electricid­ade e acesso universal aos cuidados - não são assegurada­s 30 anos após o fim da guerra civil e onde a classe política quase inalterada.

 ?? DR ?? Primeiro-Ministro cessante rejeita recandidat­ura
DR Primeiro-Ministro cessante rejeita recandidat­ura

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola