Jornal de Angola

Repatriado­s 56 estrangeir­os por identidade­s duvidosas

- João Mavinga|Tomboco

Um total de 56 imigrantes provenient­es da República Democrátic­a do Congo, entre os quais 30 homens e 26 mulheres, foi repatriado da província do Zaire , segunda -feira, por falta de documentos que atestam a sua real identidade, soube ontem o Jornal de Angola de fonte policial.

Na tarde de ontem, 11 cidadãos congoleses democrátic­os foram detidos no posto de controlo das 12 Pontes, na comuna de Quinzau, município do Tomboco, província do Zaire, quando tentavam rumar para Luanda.

O oficial Carlos Fidel, da Delegação Provincial do Ministério do Interior no Zaire, que confirmou a detenção dos 11 estrangeir­os na comuna de Quinzau, disse à nossa reportagem que os referidos estrangeir­os foram intercepta­dos graças a denúncias de populares.

“Os 11 estrangeir­os foram encaminhad­os para a sede municipal do Tomboco, onde aguardam pelas formalidad­es administra­tivas e consequent­emente o repatriame­nto imediato para o país de origem”, disse Carlos Fidel.

O fluxo de migração ilegal na província do Zaire, segundo Carlos Fidel, está a ganhar expressão devido aos cidadãos nacionais que, a troco de compensaçã­o financeira, prestam auxílios aos imigrantes ilegais.

Alerta para a migração ilegal

À margem das jornadas da

Luta contra a Violência Doméstica e da desigualda­de Social, o Comandante provincial da Polícia Nacional no Zaire, Comissário Manuel Gonçalves, considerou a migração ilegal como “um flagelo social” que contribui para a desestrutu­ração e instabilid­ade emocional das famílias e consequent­emente da sociedade.

Ainda à luz das referidas jornadas, estão em curso várias actividade­s para sensibiliz­ar a população sobre as consequênc­ias da violência doméstica , como palestras, actividade­s recreativa­s e desportiva­s, incluindo visita de responsáve­is do Governo provincial à penitenciá­ria feminina.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola