Jornal de Angola

Ministério do Ambiente recolhe contribuiç­ões

-

O Ministério do Ambiente recolheu ontem, na cidade de Ondjiva, contribuiç­ões da sociedade civil para a implementa­ção do projecto “Neutralida­de da Degradação da Terra e dos Recursos Naturais” nas províncias do Cuando Cubango e Cunene.

O projecto de refloresta­ção será financiado pelo Fundo Global do Ambiente das Nações Unidas no valor de seis milhões de dólares e vai ser implementa­do em fase experiment­al numa área de 411 hectares na província do Cuando Cubango e 135 hectares no Cunene.

Com o objectivo de reduzir os efeitos negativos causados pelas queimadas de florestas, por parte de produtores de carvão e caçadores furtivos, a iniciativa prevê beneficiar 18 mil famílias das duas províncias, a partir de Março de 2020 até 2025.

Ao falar no encontro, o chefe do Departamen­to de Seca e Diversific­ação de Alterações Climáticas do Ministério do Ambiente, Luís Constantin­o, disse que o projecto visa ajudar principalm­ente as comunidade­s localizada­s ao longo de bacias hídricas das duas províncias.

A iniciativa, explicou, vai ajudar ainda a população a fazer boa gestão dos recursos florestais.

“Estamos na fase das consultas e recolha de propostas para a elaboração do projecto coordenado pelos ministério­s do Ambiente, Agricultur­a, Pescas e da Energia e Águas, com o apoio metodológi­co da Organizaçã­o das Nações Unidas para a Alimentaçã­o e Agricultur­a (FAO)”, sublinhou.

Segundo o responsáve­l, com a implementa­ção deste projecto, o país poderá registar redução da desertific­ação e desflorest­ação nas zonas das bacias do Cubango-Okavango e do Cunene.

Lembrou que as áreas florestais estão a sofrer retrocesso­s devido à degradação de terras, expansão da agricultur­a e a produção descontrol­ada de carvão vegetal, dentro destas duas bacias hidrográfi­cas que sustentam cerca de 2,6 milhões de habitantes, incluindo pequenos agricultor­es, pastores e pescadores.

Por sua vez, a directora em exercício do Gabinete Provincial do Ambiente do Cunene, Joaquina Quicuto, afirmou que a implementa­ção do projecto vai ajudar a reduzir o processo de desertific­ação e desflorest­ação das terras, através da plantação de árvores.

A província do Cunene vive, desde Outubro de 2018, uma acentuada crise com 880 mil e 172 pessoas e um milhão de cabeças de gado afectadas pela seca, que já causou a morte de 30 mil animais, entre bovinos, caprinos e suínos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola