Jornal de Angola

Roteiro de visita por África traz líder da FIFA a Angola

Agenda do presidente do organismo reitor do desporto rei no mundo inscreve audiência com a ministra Ana Paula do Sacramento Neto

- Honorato Silva

Em digressão por vários países do continente africano, o presidente da FIFA, o italiano Gianni Infantino, é aguardado amanhã ao princípio da tarde em Luanda, para uma visita de dois dias a Angola, com vista a avaliar o nível de implementa­ção dos programas de desenvolvi­mento da modalidade levados a cabo pelo elenco directivo da FAF, encabeçado por Artur Almeida. No cumpriment­o de uma agenda apertada, a comitiva do organismo reitor do “desporto rei” à escala mundial, integrada pela sua secretária-geral, a senegalesa Fatma Samoura, bem como pelo presidente da Confederaç­ão Africana da modalidade (CAF), o malgaxe Ahmad Ahmad, tem prevista visita ao Campo de S. Paulo. O referido complexo desportivo localizado no antigo bairro Indígena, Distrito Urbano do Rangel, faz parte do programa dos dirigentes federativo­s locais, para a criação de um centro de treinos das selecções nacionais, no quadro da política de financiame­nto da FIFA. A equipa de Infantino vai, à partida, avaliar as condições existentes no terreno.

Preocupado com a falta de um espaço para o trabalho sem sobressalt­os das selecções, da base ao topo, em ambos os sexos, Artur Almeida tem solicitado ao Governo de Luanda a cedência da gestão do recinto desportivo, cuja utilização está aquém da real capacidade do espaço. A presença do dirigente máximo do futebol mundial pode influencia­r Sérgio Luther Rescova a abraçar os intentos da FAF.

A estadia de Infantino, dirigente reformador apostado na gestão transparen­te da modalidade, inscreve uma audiência com a ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto, por forma a ser informado do programa de desenvolvi­mento do Governo angolano para o sector, em particular o futebol. Por escassez de tempo, fica sem efeito a deslocação a escolas de futebol.

O périplo por África levou o dirigente desportivo italiano a Moçambique, onde chegou ontem à noite. Antes esteve na Gâmbia, Senegal e Guiné

Conacri, depois de ter inaugurado, há uma semana em El Salvador, uma infra-estrutura financiada pelo programa Forward.

Trata-se do Estádio Infantil Fenafuth, recinto moderno equipado com luz artificial, centro médico e área nas bancadas para pessoas com mobilidade reduzida. Vai acolher torneios de crianças, de ambos os sexos, nas categorias de Sub-8, Sub-10 e Sub-12, num total de 740 jogos por ano, segundo noticia a página da FIFA na Internet.

É a segunda vez que um máximo dirigente da instituiçã­o que rege o futebol à escala mundial visita Angola, depois do suíço Joseph Blatter, em 2010, por ocasião da Taça de África das Nações, disputada nas cidades de Luanda, Cabinda, Benguela e Lubango.

No consulado de Justino Fernandes, a FAF teve em carteira a construção de um centro de treinos das selecções nacionais, projecto que ficou pelo papel, alegadamen­te por falta de terreno com localizaçã­o privilegia­da para a edificar o equipament­o desportivo.

 ?? FIFA.COM ?? Digressão pelo continente também avalia execução de programas de formação da entidade
FIFA.COM Digressão pelo continente também avalia execução de programas de formação da entidade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola