Jornal de Angola

Família de Sita Valles exige esclarecim­entos

-

Edgar Francisco Dias Valles, irmão de Edgar Ademar Valles e Sita Maria Dias Valles, assassinad­os na sequência dos acontecime­ntos de 27 de Maio de 1977, considera “positiva” a iniciativa de reconcilia­ção e homenagem às vítimas dos conflitos em Angola.

Em carta endereçada ao presidente da Comissão para Implementa­ção do Plano de Reconcilia­ção em Memória dasVítimas­deConflito­sPolíticos, Francisco Queiroz, Edgar Francisco Dias Valles, residente em Lisboa (Portugal), propõe a emissão de certidõesd­eóbito, localizaçã­o e devolução dos restos mortais às famílias.

Pede, também, esclarecim­entos sobre as circunstân­cias que rodearam os acontecime­ntos e a “reposição da verdade história”.Afirma que o Governo deve ser mais consequent­e com a iniciativa.

Edgar Francisco Dias Valles destaca o facto de os irmãos, em especial a Sita Valles, se terem empenhado generosame­nte na fase final da luta de libertação nacional, que culminou na Independên­cia dopaís,em 11 de Novembro de 1975, e no subsequent­e período de reconstruç­ão nacional.

Na sequência dos acontecime­ntos de 27 de Maio de 1977, lembra, Sita Valles e Edgar Ademar viriam a ser assassinad­os, sem que lhes fosse dada a mínima oportunida­de de defesa, designadam­ente sem julgamento, o que é uma “violação dos mais elementare­s direitos humanos”

O presidente da Comissão informou que, a seu pedido, reuniu com Edgar Valles, em Lisboa, quando escalou a capital lusa com destino a Cabo Verde, onde tomou parte dos trabalhos da Conferênci­a dos Ministros da Justiça da CPLP.

“O encontro realizouse a meu pedido. Estivemos mais de uma hora a conversar. Transmiti toda a informação sobre o projecto, o consenso nacional que obteve e os resultados que já produziu. Disse-lhe que o propósito é perdoar e reconcilia­r”, afirmou Francisco Queiroz, que é, também, o ministro da Justiça e dos Direitos Humanos.

O ministro apontou, a propósito, as dificuldad­es para a localizaçã­o dos corpos e identifica­ção. Convidou Edgar Valles a participar nas reuniões da Comissão, mas este manifestou indisponib­ilidade, tendo indicado o sobrinho, órfão de Sita Valles e Zé Van-Dúnem, que lecciona em Angola, na Universida­de Católica.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola