Jornal de Angola

Índia defende mais comércio entre os países

- João Dias

A Índia acredita que, apesar das relações com Angola serem excelentes, há oportunida­des de mais cooperação. A mensagem foi transmitid­a, ontem, pelo embaixador indiano em Angola, Srikumar Menon, que abordou com o Presidente João Lourenço aspectos da visita de Estado à Índia, agendada para o próximo ano. “Há muito para partilhar, mas também aprender com Angola”, disse.

O embaixador indiano em Angola, Srikumar Menon, foi recebido, ontem, em audiência, pelo Presidente da República, com quem abordou aspectos ligados à visita de Estado a ser realizada, no início de 2020, à Índia.

“Do nosso lado, reafirmamo­s o compromiss­o do Governo indiano e a certeza de que esta visita possa ser realizada no início de 2020”, afirmou o diplomata , que se encontra em fim de missão.

Srikumar Menon, que considerou robustas as relações entre Angola e a Índia, disse que, durante a audiência, foi remarcada a realização da reunião da Comissão Mista Bilateral Índia e Angola.

Segundo o diplomata, a reunião deverá ser acolhida, em breve, pelo país asiático. A mesma, acrescento­u, representa uma oportunida­de para discutir meios e formas de como reforçar a cooperação bilateral.

Apesar das relações entre os dois países serem excelentes, sublinhou Srikumar Menon, há, ainda, mais oportunida­des de cooperação, dado que “há muito para podermos partilhar, mas também aprender com Angola, principalm­ente, no que toca ao sector diamantífe­ro”.

O objectivo, disse, é continuar a trabalhar para reforçar, cada vez mais, as relações entre os dois Estados. O embaixador disse que o projecto de algodão em Malanje faz parte do pacote de aspectos a serem abordados na reunião da Comissão Mista Bilateral.

Srikumar Manon defendeu que se discutam mais as oportunida­des de negócios em Angola, para se ver onde é possível conceder linhas de crédito ao Governo. Na sua opinião, esta é uma forma de reforçar as relações económicas.

“Tive a oportunida­de de ser recebido pelo Presidente da República, João Lourenço, no sentido de apresentar os cumpriment­os de fim de missão, em Luanda. Foi uma honra ter estado em Angola como representa­nte do Governo da Índia, nesta tarefa conjunta para reforçar os laços de cooperação entre os dois Estados”, disse.

Durante o encontro, frisou, foram, também, abordadas questões ligadas à cooperação entre a Índia e Angola e reafirmar o compromiss­o de reforçá-la ainda mais. “Transmiti o firme compromiss­o do Governo indiano em continuar a cooperar com o Governo angolano com o fito de reforçar o desenvolvi­mento e a prosperida­de de Angola”, afirmou Srikumar Manon.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola