Jornal de Angola

Serviços de Imagiologi­a sem especialis­ta

- Delfina Victorino / Cuito

O sector de Imagiologi­a do Hospital Geral do Bié, vocacionad­o para a ecografiaa­bdominal, está inoperante por falta de especialis­tas, pelo que os pacientes que têm de fazer exames nesta vertente são obrigados a recorrer a outras unidades sanitárias, revelou ontem à imprensa o director clínico da instituiçã­o, João Menezes.

“A área de Imagiologi­a do hospital tem todos os equipament­os, mas não funciona por falta de especialis­tas”, disse João Menezes.

Ao fazer um balanço das actividade­s do Hospital Geral do Bié, nas últimas 72 horas, o director clínico informou que foram atendidos, neste período, 1.274 pacientes com diversas patologias, entre eles 359 crianças e adultos foram internados por terem malária em estado avançado.

A malária, doenças gastro-intestinai­s e acidentes de viação, segundo João Menezes, foram os casos mais preocupant­es apresentad­os pelos doentes que acorrem ao hospital no referido período. “Temos a registar 13 casos de acidentes de viação que deram entrada no banco de urgência, dos quais um paciente continua internado com traumatism­o craniano”, disse.

Os pacientes residentes no Bié, que necessitam de atendiment­o por parte de especialis­tas em Neurologia, Cirurgia e Ecografia, são transferid­os para as províncias do Huambo e Benguela, esclareceu o também médico João Menezes.

“A escassez de médicos e de especialis­tas em diversas patologias tem criado enormes transtorno­s”, deplorou João Menezes.

 ?? EDSON FABRÍZIO | EDIÇÕES NOVEMBRO | BIÉ ?? Hospital de referência da província carece de alguns serviços
EDSON FABRÍZIO | EDIÇÕES NOVEMBRO | BIÉ Hospital de referência da província carece de alguns serviços

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola