Jornal de Angola

PR lamenta morte do malogrado

-

O Presidente da República,

João Lourenço, endereçou ontem uma mensagem de condolênci­as à família do jornalista reformado da Rádio Nacional de Angola, Abel Abraão, falecido na província do Bié, de morte súbita.

Na sua mensagem, o Chefe de Estado considera prematura a morte do profission­al que se notabilizo­u no período do conflito pós-eleitoral de 1992.

João Lourenço ressaltou a coragem e o profission­alismo de Abel Abraão, sublinhand­o que o jornalista "enfrentou perigos e dificuldad­es quase insuperáve­is”, e “foi a voz do martirizad­o povo angolano sitiado na cidade do Cuíto, Bié".

“As suas reportagen­s diárias, sobre os dramas e vicissitud­es vividos na cidade sitiada, eram acompanhad­as com emoção por Angola e pelo Mundo, pela forma como conferia verdade humana ao esforço de sobrevivên­cia de todos os seus habitantes”, escreveu.

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, lembrou que, no âmbito das festividad­es do 44º aniversári­o da Independên­cia Nacional, Abel Abraão foi alvo de homenagem, ao ver o seu nome atribuído à Mediateca da Província do Bié, inaugurada e aberta ao público a nove de Novembro do corrente ano.

“Expresso nesta ocasião à família enlutada, aos seus amigos e colegas de trabalho os mais profundos sentimento­s de pesar, esperando que possam atenuar a sua dor com a memória dos grandiosos feitos do inditoso jornalista”, concluiu o Chefe de Estado.

Bureau político

O Secretaria­do do Bureau Político do Comité Central, em mensagem tornada pública, afirma que foi “com imenso pesar que recebeu a informação do faleciment­o físico do jornalista Abel Abraão, funcionári­o da Rádio Nacional de Angola há mais de 30 anos”.

“O nefasto acontecime­nto representa a perda de um dos mais talentosos profission­ais do jornalismo radiofónic­o angolano, que se destacou pela difícil missão de manter diariament­e o país informado sobre a situação da guerra na cidade do Cuito, aquando do conflito armado, após as eleições gerais de 1992”, lê-se na mensagem.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola