Jornal de Angola

Selecção parte hoje para o palco dos jogos

Pérolas estreiam sábado diante da Sérvia na cidade de Kumamoto e ambicionam melhorar a prestação do campeonato da Alemanha

- Teresa Luís

Encerrada a preparação, a Selecção Nacional viaja hoje à noite para Tóquio, Japão, palco da 24ª edição do Campeonato do Mundo de andebol sénior feminino, que se disputa a partir de sábado até 15 de Dezembro, com a participaç­ão de 24 países, repartidos em quatro grupos.

As campeãs africanas desembarca­m em Kumamoto na sexta-feira, sede do Grupo A, e no sábado às 7h00, defrontam a Sérvia. O cansaço da viagem aliado ao fuso horário são as principais dificuldad­es a serem enfrentada­s na ronda inaugural do Mundial.

Para contornar a situação, nesta última semana, as jogadoras foram orientadas a dormir mais tarde, segundo revelou o selecciona­dor Morten Soubak, tendo realçado que o grupo está focado no primeiro desafio.

“Temos acesso aos vídeos, mas nada está garantido. Desde o Mundial de 2017 podem ter ocorrido mudanças”, disse o treinador. Ontem, o “sete” nacional fez o último jogo de controlo diante da equipa “B” do 1º de Agosto, no Pavilhão Paulo Bunze.

É mais uma partida, disse, onde foi possível corrigir alguns aspectos e tentar ensaiar outros. Segundo o calendário, a 2 de Dezembro, Angola joga diante da Holanda (medalha de bronze de 2017), às 7h00, no dia seguinte defronta a Eslovénia às 10h00.

Na penúltima partida da fase preliminar, dia 5, joga com a Noruega (vice-campeã), às 12h30, e no dia seguinte diante de Cuba, às 10h00. França (detentora do título), Alemanha Dinamarca, Austrália, Brasil e Coreia do Sul estão inseridas no Grupo B.

Senegal (estreante), Roménia, Cazaquistã­o, Montenegro, Espanha e Hungria compõem o C, enquanto Suécia, Congo Democrátic­o, Rússia, China, Japão e Argentina integram o D.

Despedida da Unitel

Três meses de comunicaçã­o grátis, com 500 minutos de voz, igual número de mensagens e cinco gigabytes de Internet, é o brinde que a Unitel ofereceu às atletas e membros da equipa técnica, durante o “cocktail” de despedida,realizado no Hotel Trópico, servido ao “sete” nacional pela operadora de telefonia móvel.

Em declaraçõe­s à imprensa, a directora geral-adjunta da empresa para Assuntos Corporativ­os, Eunice de Carvalho, destacou o potencial da Selecção Nacional e realçou o compromiss­o da empresa com o desporto e o género.

“Acreditamo­s nas vossas capacidade­s. Para nós, é uma questão de honra. Vocês estarão entre as melhores do mundo. Desejamos o melhor nesta jornada. Agradecemo­s a todos os que, directa ou indirectam­ente, apoiam as nossas guerreiras”.

Eunice de Carvalho assumiu não ser fanática de muitas coisas, mas admitiu:”sou vossa fã. É um prazer estar com vocês. Vamos torcer para que tudo corra bem, e no regresso estaremos novamente aqui. É muito importante para a Unitel contribuir para a promoção do desporto, por todas as razões que todos conhecemos”.

O presidente da Federação, Pedro Godinho, agradeceu o gesto da empresa e dos demais patrocinad­ores, mas lamentou o actual momento económico do país, que teve influência na preparação das campeãs africanas.

“As nossas heroínas partem num momento difícil. O ideal seria embarcar uma semana antes. Este ano foi difícil, pois o Orçamento Geral do Estado foi aprovado em meados de Julho. Tivemos um encontro com as atletas e equipa técnica, onde demos a conhecer todas as dificuldad­es. Portanto, todo o mérito é delas. Elas fazem valer a pena as noites em claro e todo o esforço envolvido”, explicou.

Relativame­nte à prestação do grupo, Pedro Godinho esclareceu: “a mensagem é desfrutem no sentido construtiv­o. Quer dizer sem pressão. Temos menos volume de jogo em relação às selecções europeias. Ainda não temos equipa para discutir o título mundial, mas jogamos 'olhos nos olhos' com qualquer adversário”.

 ?? M. MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Campeãs africanas fizeram ontem o último ensaio antes de entrarem em acção em Kumamoto
M. MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Campeãs africanas fizeram ontem o último ensaio antes de entrarem em acção em Kumamoto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola