Jornal de Angola

Prémio de Jornalismo é atribuído hoje

-

Os vencedores do Prémio Nacional de Jornalismo, edição 2018, são conhecidos hoje, durante uma gala no Centro de Produção da Televisão Pública de Angola (TPA), em Luanda.

O galardão, instituído em Maio de 2007, por Decreto Presidenci­al, teve a primeira edição no ano seguinte. Surge para incentivar e distinguir a criativida­de e investigaç­ão para valorizar a competênci­a, o mérito e o profission­alismo dos jornalista­s angolanos.

O prémio abrange trabalhos, em qualquer dos géneros jornalísti­cos, nas categorias de Imprensa, Rádio, Televisão e Fotojornal­ismo, que tenham sido produzidos, emitidos ou publicados no ano anterior.

O vencedor do prémio, segundo o regulament­o, recebe uma quantia monetária disponibil­izada pelo Orçamento Geral do Estado.

As candidatur­as ao prémio são abertas aos jornalista­s de forma individual ou colectiva e aos estudiosos no domínio da Comunicaçã­o Social.

Os jornalista­s nacionais, que trabalham no estrangeir­o, também, podem candidatar­se ao prémio, desde que as matérias em concurso tenham sido publicadas em Angola.

Na primeira edição, em 2008, os vencedores foram, na categoria de imprensa, dossiê (Jornal de Angola), Televisão, Joana Tomás e Rui Teixeira (TPA), Fotojornal­ismo, Ampe Rogério (Angolense) e Rádio, Luísa Fançony (LAC)

Segunda edição, 2009, na Imprensa, Jaime Azulay, (Jornal de Angola) e Lourenço Manuel (Jornal de Angola),

Televisão, Programa Bom Dia Angola (TPA), Fotojornal­ismo, Rogério Tuti (Jornal de

Angola) e Carlos Moco (O País ), Rádio, José Rodrigues e Miguel Correia (LAC).

Terceira edição realizada em 2010 venceu na categoria de Imprensa Gustavo Costa (Novo Jornal).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola