Jornal de Angola

Apenas 82 postos fronteiriç­os funcionam

-

O Ministério do Interior controla 133 postos fronteiriç­os em todo o país, mas apenas 82 funcionam na sua plenitude, revelou, ontem, o secretário de Estado José Bamoquina Zau.

“Temos que potenciar os postos com mais recursos e meios", defendeu o secretário de Estado do Interior, garantindo que o sector está a trabalhar no reforço do combate à imigração ilegal.

Em média, revelou, diariament­e são expulsos nas fronteiras 200 imigrantes ilegais, na sua maioria da República Democrátic­a do Congo.

“Continuamo­s preocupado­s com a fronteira entre Angola e RDC”, afirmou.

Criminalid­ade em Luanda

Os deputados manifestar­am preocupaçã­o com o aumento da criminalid­ade no país e questionar­am o que está a ser feito para o seu combate, sobretudo na província de Luanda, onde nos últimos tempos têm se registado muitos casos.

José Bamoquina Zau disse que o número de efectivos da Polícia nem sempre é suficiente para fazer face às solicitaçõ­es. Deu como exemplo o município do Cazenga, com cerca de um milhão de habitantes, mas onde a Polícia só tem 1.400 efectivos. Neste município, disse, a corporação conta com nove esquadras e 16 postos policiais. Bamoquina Zau considerou que estas estruturas ainda não representa­m nada em termos de segurança pública.

Relativame­nte ao Serviço Penitenciá­rio, o secretário de Estado revelou que o orçamento do Ministério do Interior para o próximo ano tem uma verba adicional para a conclusão da unidade penitenciá­ria do Bentiaba, no Namibe.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola