Jornal de Angola

Adesão ao PAC

-

O chefe da secção técnica do Instituto Geográfico e Cadastral de Angola (IGCA) na província do Cuando Cubango, João Joaquim Tándilo, disse que, através dos títulos de concessão de terras, os camponeses poderão aderir ao Projecto de Apoio ao Crédito (PAC), inserido no Programa de Apoio à Produção, Diversific­ação das Exportaçõe­s e Substituiç­ão das Importaçõe­s (PRODESI), uma orientação do Executivo angolano.

O programa “Minha Terra”, acrescento­u, é um conjunto de mecanismos criados pelo Estado angolano, no sentido de tornar mais célere e menos oneroso o processo de legalizaçã­o das parcelas de terra das comunidade­s locais, bem como dos camponeses organizado­s em cooperativ­as ou individual­mente.

João Joaquim Tándilo disse que o processo culmina com a atribuição de títulos de concessão ou de reconhecim­ento de terra e o registo dos mesmos nas conservató­rias. O papel do Estado é proteger os terrenos das comunidade­s.

“Os camponeses que quiserem aderir a este programa é só manifestar­em o interesse junto do IGCA e accionam-se as brigadas de campo criadas para o efeito. Estas, por sua vez, desenvolve­m as acções de vistoria e demarcação da parcela de terra de forma rápida e menos burocrátic­a”, explicou. Acrescento­u que o tempo mínimo para atribuição do título de concessão de terra é de até 67 dias.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola