Jornal de Angola

Alimentos angolanos submetidos a processos industriai­s

- Ana Paulo

Uma unidade de processame­nto de alimentos agrícolas designada Food Care foi inaugurada ontem, em Luanda, depois de absorver investimen­tos de 52 milhões de kwanzas, dando, pela primeira vez, tratamento industrial a produtos de consumo típicos de Angola.

A fábrica, detida por uma sociedade familiar liderada pela empresária Marlene José, embala e conserva cinco produtos, contando-se a kizaca, muteta, tortulho, kissangua e moamba de ginguba.

O projecto foi executado num período de seis meses e meio, incluindo a aquisição e montagem de equipament­os modernos de embalagem, por forma a garantir a qualidade e conservaçã­o prolongada dos produtos frescos em embalagens biodegradá­veis.

Com uma capacidade de armazename­nto de três toneladas, numa primeira fase a fábrica vai produzir dois mil quilos por semana e oito mil quilos por mês.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, Marlene José disse que a unidade tem como principais fornecedor­es os camponeses ligados à agricultur­a familiar residentes nas províncias do Huambo, Malanje e Uíge.

Com este projecto, segundo Marlene José, os parceiros pretendem promover o surgimento de mais indústrias que acrescente­m valor aos produtos do campo, como forma de incentivar as famílias, empresas e cooperativ­as a produzirem cada vez mais e em grande escala, aumentando a oferta de produtos nacionais no mercado e a diminuição dos preços no consumidor final.

“Os nossos produtos têm uma capacidade de conservaçã­o de 12 meses e, depois de processado­s e embalados, vão ser distribuíd­os nas redes de supermerca­dos e em restaurant­es”, esclareceu Marlene José, acrescenta­ndo que a intenção é aumentar a quantidade de produtos e iniciar a exportação. A fábrica gerou seis empregos directos e dez indirectos.

 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Food Care investiu 52 milhões de kwanzas em equipament­o
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Food Care investiu 52 milhões de kwanzas em equipament­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola