Jornal de Angola

Tribunal pede dinheiro para libertar 18 detidos

-

O Tribunal Judicial de Chokwé exige um valor total de 720 mil meticais para a libertação provisória dos 18 membros da Nova Democracia detidos no dia das eleições em Moçambique, disse quarta-feira à Lusa fonte partidária.

“Eles definiram um valor de 40 mil meticais por pessoa. É um valor muito elevado para nós e estas são pessoas de baixa renda e boa parte delas ainda frequenta a escola”, disse Quitéria Gueringuan­e, mandatária nacional do partido Nova Democracia (oposição).

Em causa está a detenção de 18 membros da Nova Democracia, 17 dos quais delegados de candidatur­a e um mandatário distrital, no dia do escrutínio das sextas eleições gerais (15 de Outubro) em Chokwé, província de Gaza, alegadamen­te por falsificaç­ão de credenciai­s.

O valor, que deverá ser pago nos próximos cinco dias, foi anunciado pelo tribunal distrital, na quartafeir­a, numa reunião que juntou advogados de defesa e representa­ntes do Ministério Público, Polícia e dos órgãos eleitorais no distrito de Chokwé, na província de Gaza. Os membros do partido Nova Democracia estão detidos em Xai-Xai, capital provincial de Gaza, Sul do país.

A mandatária de candidatur­a da Nova Democracia disse que o partido vai tentar mobilizar o valor, tendo em conta que faltam poucas semanas para o encerramen­to do ano judicial.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola